MEIO AMBIENTE: E EU COM ISSO?



Esta talvez seja a pergunta que poderíamos fazer no caso de não estarmos inteirados com os problemas ambientais que nos cercam, porém hoje é impossível que tal pergunta seja feita uma vez que os dilemas ambientais da atualidade vem sendo objeto de todos os tipos de discussão , análise e fazem parte dos noticiários de rádio , televisão e jornais de todo mundo. A problemática ambiental moderna ameaça o futuro de toda a humanidade e precisa urgentemente de medidas fortes em termos de legislação, fiscalização e, sobretudo, de processos educativos no sentido de mudar as atitudes da sociedade perante a situação sócioambiental de seu local de vivência. A urgência das ações em prol da natureza é premente e precisa de um processo permamente de discussões, engajamentos e muita consciência em prol da vida de todos os seres que estão navegando na grande nave – terra. A busca por um processo de ética ambiental é uma situação que se configura como missão de todos os indivíduos a medida que cresce o temor e se concretizam as previsões sobre a situação ambiental insustentável do planeta.
Não podemos esperar pelos governantes nem pelas grandes corporações , pois os interesses econômicos e políticos sempre tem colocado o povo fora das discussões e das ações e planejamentos desencadeados. Os problemas ambientais que hoje vem atingindo nosso mundo tem grande relação com o modelo econômico posto em prática e tem raízes fortes na ânsia por riqueza que vem sendo praticada pelos mundo econômico hoje em vigor. É preciso que sejam criados mecanismos de educação de nosso povo não só no conhecimento da natureza e de sua dinâmica como também no reconhecimento do papel do sistema e da geração de problemas ambientais que põem em perigo a vida de todos que ora vivem neste mundo. A problemática ambiental que ora vivenciamos tem que ser combatida com muita educação, com debates , com questionamentos e com a concretização de um processo de alfabetização ecológica de todos os setores da sociedade mundial.
Temos urgentemente de questionar o modelo predatório de desenvolvimento que vem sendo posto em prática pelos governantes e pelo mundo empresarial que visa apenas lucro. É preciso refletir sobre o modelo de desenvolvimento que queremos e que tipo de vida teremos no planeta pois a depredação e utilização desenfreada dos recursos do planeta ameaça a vida e todos que fazem parte de nosso mundo. Temos que urgentemente nos educar para um entendimento dos processos econômicos e seus reflexos ambientais para questionar o modelo econômico em vigor e nos engajar crescentemente na luta ambiental participando ativamente dos protestos, das discussões e das lutas ecológicas dos povos que vivem neste planeta. É urgente discutir a necessidade de um mundo saudável , com justiça social, com avanço dos ideais de solidariedade e com criação de propostas de ética e cidadania ambiental que atinjam a todos os indivíduos. É preciso corrigir a situação social do mundo em que vivemos e buscar uma sociedade sem desigualdades , sem agressões ambientais e alicerçada na construção de um mundo melhor para todos indistintamente.
O incentivo a construção da Educação Ambiental em todos os segmentos da sociedade é uma tarefa que deve ser perseguida por todos os indivíduos e tem de ser instrumentalizada pelos governantes que tem que incluir em seus projetos governamentais mecanismos firmes e eficazes de formação do povo na busca por um ambiente ecologicamente justo. Na luta pela concretização da Educação Ambiental é preciso que cada cidadão seja um agente firme de discussão, de crítica e de formação plena que envolva novas visões de sociedade, de natureza e de educação. Para um processo de concretização da Educação Ambiental realmente eficaz é preciso questionar o modelo de educação que temos e lutar firmemente pela dignidade dos homens dentro e fora da escola. A Educação Ambiental é um dos fatores fundamentais para mudança da sociedade e da escola no sentido de questionar os modelos educacionais vigentes que hoje tem preocupação apenas conteudística sem formação de valores. A escola é um elemento a mais no processo de conscientização ambiental, porém deve também ser questionada e modificada para formação de cidadãos críticos , conscientes e, sobretudo comprometidos com a construção do respeito a todos aqueles que nos cercam.
Não podemos aceitar o individualismo nem vislumbrar passivamente um modelo de sociedade predadora , egoísta e sem noções de respeito ao ambiente e aos seres humanos. Precisamos mudar nossa sociedade para que mude a educação, as pessoas e busquemos sempre um mundo melhor, mais solidário e ético em todos os sentidos. A missão de alcançar um ambiente saudável é urgente e precisa de engajamento de todos os seres que habitam no planeta para entendermos que a terra é nossa casa e precisa de respeito, consideração e cidadania em busca de um mundo melhor para todos que aqui vivem.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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