Handebol



INTRODUÇÃO

A periodização é a formulação de um projeto detalhado de preparação, embasado nos princípios científicos do treinamento desportivo, levando em consideração o desporto e as diferentes qualidades ou capacidades físicas nele implícitas e a serem treinadas, o sexo e a idade dos praticantes bem como seu nível anterior de preparação, para de acordo com objetivos preestabelecidos obter o melhor rendimento desportivo.

O principal objetivo do treinamento é fazer com que o atleta atinja um alto nível de desempenho em dada circunstância, especialmente durante a principal competição do ano com uma boa forma atlética (Bompa, 2001).

Considerando que as faixas etárias entre 14 e 15 anos, que é considerada categoria "Cadete", e 16 e 17 anos, considerada categoria "Juvenil" pela Confederação Brasileira de Handebol, devemos observar as características destes atletas, que ainda se encontram em idade escolar, onde muitas vezes acumulam funções como freqüência em cursos, jornada de trabalho, entre outras condições que possam intervir em um programa de treinamento. Não havendo, portanto, um direcionamento metodológico quanto à periodização de treinamento desportivo para a idade escolar ou não profissionalizado, permitindo o surgimento de metodologias aleatórias, segregadas e, muitas vezes, inadequada para esta realidade. A proposta de periodização aqui descrita tem a pretensão de assegurar uma planificação que possa ser adaptadas ainda, às situações mais comuns na nossa sociedade, e mais especificamente a realidade da Educação Física e do desporto no Brasil, visto que as principais pesquisas científicas que tratam do assunto, apresentam uma proposta de periodização apenas em nível de alto rendimento, com microciclos semanais de domingo a domingo.

MACROCICLOS, MESOCICLOS E MICROCICLOS:

A forma geralmente concentrada da preparação dos atletas é a organização do treinamento através de períodos e etapas. A periodização é um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. Esse termo origina-se da palavra período, que é uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, mais fáceis de controlar denominados fases (Bompa, 2001). Esta forma de estrutura do treinamento desportivo tem como seu idealizador o russo Matveiev, sendo criada nos anos 60 durante até nossos dias, e se divide em macrociclo, mesociclo e microciclo de treinamento:

Macrociclo: Representa a organização de todo o treinamento que será desenvolvido em um determinado período de tempo. A estruturação desse período de treinamento obedece a um plano de expectativas e, geralmente, encerra-se num ponto máximo de performance (peak) do individuo.  

Mesociclo: Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos – normalmente de três a seis (Dantas, 1985).  

Microciclo: É o menor ciclo de treinamento. Normalmente possui a duração de sete dias, coincidindo com o período de uma semana. 

A montagem de nosso macrociclo foi idealizada em função do semestre escolar, ou cinco meses, não se incluindo o período de férias escolares de um mês, atingindo seu "peak" no último mesociclo, onde aconteceria a competição mais importante.

ESTRUTURAÇÃO DOS MESOCICLOS

Um conceito alternativo de classificação dos mesociclos que é proposto por Issurin y Kaverin (1986) que diferenciam três tipos: acumulação, transformação e de realização. Sua essência radica na periodicidade e a troca da orientação preferencial do treinamento, estas trocas se conseguem alternando esses três tipos de mesociclos (Navarro, 1994). Vejamos quadro abaixo:

PERIODIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM

Nível de treinamento ou estado de treinamento é o estado aumentado da capacidade de rendimento; compreende: aptidão física, psicológica e intelectual, técnica desportiva, preparação tática e certas qualidades psíquicas; desenvolve-se de forma contínua, enquanto o processo de treinamento não sofrer interrupções e as exigências do treino respeitarem a capacidade individual do atleta. No intuito de valorizar a importância da heterogeneidade no nível de aprendizagem presente no treinamento do handebol, podemos dividir quatro níveis básicos de aprendizagem:

1.Iniciantes

2.Iniciados

3.Intermediários

4.Alto nível (Não abordado em nossa pesquisa)

A existência desses diferentes níveis indica a necessidade de direcionar a uma metodologia também diferenciada. Assim sendo, os meios utilizados foram divididos em três campos de ação e assim adaptados para o handebol:

a)Meios de caráter geral – exercícios básicos e fundamentais: São os que procuram desenvolver o potencial do atleta, formando base para futura especialização.

b)Meios de caráter direcionado – exercícios direcionados: Caracteriza-se por atividades voltadas à especificidade dos movimentos, e visam a realização dos comportamentos executados em jogos e competições.

c)Meios de caráter especial – exercícios especiais: Reproduz uma forma específica, com o objetivo de obter a união de todo o acervo motor, para o desenvolvimento de movimentos técnicos presentes em circunstancia de competição.

FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL

Para se projetar o treinamento, deve-se ter conhecimento do desporto, principalmente das qualidades técnicas e físicas envolvidas e metabolismo energético correspondente a modalidade, este conhecimento é determinado pelajogabilidade e pelos fundamentos básicos, para direcionar nosso estudo, enumeramos de forma pedagogicamente hierarquizada os principais fundamentos básicos no handebol:

  1. Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
  2. Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
  3. Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.
  4. Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.
  5. Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
  6. Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.

Relacionando o nível de treinamento do atleta aos campos de ação e aos fundamentos básicos, poderemos dizer que a prioridade do treinamento deve seguir esta progressão:

QUADRO 1: Ordem de prioridade de treinamento dos fundamentos básicos


Autor: FRANCINALDO FREITAS LEITE


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