Carta ao Sr. Paulo Renato (Secretário da Educação de SP)



Recebi em minha humilde residência uma carta do secretário de Estado da Educação, sr Paulo Renato. Vejam só como o professor reclama de barriga cheia. Na carta, ele diz que é com muito entusiamo que ele apresenta a nova proposta de Valorização pelo Mérito. Trata-se de um projeto que promove de forma radical as carreiras do magistério em São Paulo. Ele pretende com isso tornar atraente a profissão e fazer a sociedade voltar a ter respeito pelos mestres como teve outrora. Paulo Renato ainda diz que está muito satisfeito com o projeto e nos pede que examinemos o material (este que já está aprovado sem a nossa opinião prévia) com espírito aberto sem pensar apenas nos benefícios econômicos, mas sim na melhoria do ensino nas escolas públicas. Que apelo! Eu acho que os professores caem nessa, já que somos todos idealistas e não há nada que os docentes queiram mais do que melhorar a educação neste país. A carta fala que o professor poderá receber ter até 100% de aumento efetivo no salário caso:
1º) Faça um exame de promoção de professores (prova que o candidato deverá tirar nota 6,7,8 ou 9 em cada fase consecutivamente)
2º) Passe por uma análise da vida funcional do professor.
Até aí, sem problemas. O impasse começa quando o texto diz que só serão beneficiados em cada processo de promoção até 20% do contingente integrante de cada um das faixas. Isso significa que o docente poderá até passar na prova e ter um vida funcional impecável que mesmo assim há chances de ele não ser promovido. É demais, não acham?
Vamos combinar uma coisa: Que tal se nós cidadãos fizessemos um teste neste mesmos moldes nos políticos (esses mesmos que fazem tantas leis absurdas que só nos "desbeneficiam"), só que um mais fácil, porque vocês sabem, dependendo da demanda, precisamos baixar o nível de exigência. Será que algum deles conseguiria receber esse aumento?
Não sou contra o projeto, acho-o até interessante, mas está parecendo a lenda do pote de ouro no fim do arco-íris... Vocês conhecem a lenda e o que acham?
Autor: Silvana Spina


Artigos Relacionados


Carta Sincera De Um Candidato Politico

Educação No Brasil

A Educação E O Professor

Dilemas De Uma Professora

O Plano De Ensino

Os Professores E A Residência Pedagógica

Programa Reconhecer... Reconhecer O Quê?