Planejando a Comunicação Interna nas Empresas
São muitos os desafios que permeiam as atividades do departamento, mas promover transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação devem estar no topo da pirâmide. Trabalhando, na prática, todos estes itens, haverá mais motivação e o crescimento do desenvolvimento dos empregados será constante, e em conseqüência, a organização terá maiores ganhos de produtividade. A área de comunicação, portanto, é de suma importância para que a corporação caminhe próxima da perfeição.
Entretanto, se na prática ainda se percebe que o discurso está diferente da ação em si, ou seja, há apenas ações isoladas de comunicação interna, é preciso que os gestores da área, com os demais funcionários tracem um plano de ação que, por sinal, deve servir apenas para documentar as atividades. Não é incomum muitas empresas serem portadoras de excelentes planejamentos, mas na prática, atuarem como se não o tivessem. Na elaboração deste documento, por assim dizer, é necessário refletir se a comunicação, da maneira como está, contribui para promover o alinhamento estratégico e facilita o alcance dos objetivos organizacionais.
Mas, na verdade, o receio com relação aos impactos que a área de comunicação pode trazer à empresa e o aumento do número de organizações que têm como meta reduzir custos levou grande parte das corporações a diminuir os investimentos no departamento. Se por um lado esta atitude de contenção é compreensível, por outro, o investimento estratégico na comunicação é primordial para que a organização garanta espaço no mercado, bem como sua reputação e visibilidade.
Todavia, é justamente neste cenário que o planejamento de comunicação corporativa torna-se ainda mais importante para os profissionais da área e para os clientes, pois possibilita conhecer profundamente a organização dentro de sua linha de atuação, monitorar a concorrência e os públicos estratégicos que interferem nos negócios, alinhar o posicionamento, as decisões e as ações organizacionais, construir a reputação da organização e mensurar, com eficiência, todos os resultados obtidos.
A comunicação interna, portanto, é um dos principais processos para se levar aos empregados as estratégias, objetivos e os valores da empresa. Para que essa comunicação seja, de fato, efetiva e gere resultados, torna-se fundamental que esteja organizada e unificada, viabilizando sua atuação. Dessa forma, portanto, poderão ser identificados e atingidos corretamente os públicos em seus diversos escalões, garantindo a unidade da mensagem e fortalecendo o comprometimento dos funcionários (CLEMEN, 2005, p. 57). Para isso, os profissionais responsáveis pela comunicação corporativa devem assumir seu papel de gestores estratégicos e implementar as várias etapas do processo de planejamento.
Bibliografia
CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. São Paulo: Best Seller, 2007;
CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna. São Paulo: Mauad, 2005;
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneia Thomson Learning, 2004.
Autor: Tiago Cosmo da Silva Dias
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