Planejando a Comunicação Interna nas Empresas



A comunicação interna visa desenvolver canais para promover cada vez mais integração dentro da organização mediante o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos os níveis. Na verdade, a intenção primordial é trabalhar na construção de um discurso coerente e único dentro e fora da empresa. Se os funcionários são os principais propagadores do nome da organização em que trabalham, a informação transmitida deve ser de qualidade, e por meios específicos para este público. Uma das maiores problemáticas das áreas de comunicação em geral acontece quando os empregados descobrem os acontecimentos da corporação por meio da imprensa, por exemplo, pois a direção não inclui o quadro de pessoal nos seus stakeholders.



São muitos os desafios que permeiam as atividades do departamento, mas promover transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação devem estar no topo da pirâmide. Trabalhando, na prática, todos estes itens, haverá mais motivação e o crescimento do desenvolvimento dos empregados será constante, e em conseqüência, a organização terá maiores ganhos de produtividade. A área de comunicação, portanto, é de suma importância para que a corporação caminhe próxima da perfeição.



Entretanto, se na prática ainda se percebe que o discurso está diferente da ação em si, ou seja, há apenas ações isoladas de comunicação interna, é preciso que os gestores da área, com os demais funcionários tracem um plano de ação que, por sinal, deve servir apenas para documentar as atividades. Não é incomum muitas empresas serem portadoras de excelentes planejamentos, mas na prática, atuarem como se não o tivessem. Na elaboração deste documento, por assim dizer, é necessário refletir se a comunicação, da maneira como está, contribui para promover o alinhamento estratégico e facilita o alcance dos objetivos organizacionais.



Mas, na verdade, o receio com relação aos impactos que a área de comunicação pode trazer à empresa e o aumento do número de organizações que têm como meta reduzir custos levou grande parte das corporações a diminuir os investimentos no departamento. Se por um lado esta atitude de contenção é compreensível, por outro, o investimento estratégico na comunicação é primordial para que a organização garanta espaço no mercado, bem como sua reputação e visibilidade.



Todavia, é justamente neste cenário que o planejamento de comunicação corporativa torna-se ainda mais importante para os profissionais da área e para os clientes, pois possibilita conhecer profundamente a organização dentro de sua linha de atuação, monitorar a concorrência e os públicos estratégicos que interferem nos negócios, alinhar o posicionamento, as decisões e as ações organizacionais, construir a reputação da organização e mensurar, com eficiência, todos os resultados obtidos.


A comunicação interna, portanto, é um dos principais processos para se levar aos empregados as estratégias, objetivos e os valores da empresa. Para que essa comunicação seja, de fato, efetiva e gere resultados, torna-se fundamental que esteja organizada e unificada, viabilizando sua atuação. Dessa forma, portanto, poderão ser identificados e atingidos corretamente os públicos em seus diversos escalões, garantindo a unidade da mensagem e fortalecendo o comprometimento dos funcionários (CLEMEN, 2005, p. 57). Para isso, os profissionais responsáveis pela comunicação corporativa devem assumir seu papel de gestores estratégicos e implementar as várias etapas do processo de planejamento.

Bibliografia

CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. São Paulo: Best Seller, 2007;

CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna. São Paulo: Mauad, 2005;

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneia Thomson Learning, 2004.
Autor: Tiago Cosmo da Silva Dias


Artigos Relacionados


A Importância Do Planejamento De Comunicação Para O Trabalho Da Assessoria

A Comunicação Empresarial E O Marketing Moderno

A Comunicação E O Papel Do Setor De Rh Na Motivação Dos Funcionarios

A Comunicação E O Marketing

A Comunicação E O Marketing

A ética Na Utilização Das Redes Sociais Pela Comunicação Corporativa

Comunicação Empresarial: A Importância De Um Setor De Comunicação Empresarial Na Empresa Pública Ou Privada