Palestra Motivacional - Equipes de desenvolvimento de novos produtos, desafio competitivo!



Múcio Morais é palestrante motivacional e consultor nas áreas de RH, comportamento, motivação, gestão, liderança, negociação e vendas. Realiza palestras, projetos e treinamentos em todo o Brasil! fone: (31) 3082-7271 || www.muciomorais.com
Nos últimos anos, tornou-se claro que o desenvolvimento rápido de novos produtos é essencial para competir neste ambiente de negócios global tumultuado. Considere as pressões competitivas enfrentadas pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial. Primeiro, eles se aproveitaram de uma força de trabalho de baixo custo e arrancou as quotas de mercado das empresas americanas, oferecendo produtos de baixo preço. Como o custo do trabalho aumentou, eles mudaram sua estratégia de diferenciação de produtos baseados em alta qualidade. Agora, as pressões competitivas do Japão enfatizam a rapidez no desenvolvimento de novos produtos (DNP). Os japoneses introduzem novos produtos com características adicionais em velocidades cada vez maiores.

Tradicionalmente, o processo DNP típico usado no ocidente é um processo linear. Os projetos são divididos em várias etapas seqüenciais: pesquisa de mercado, elaboração de especificações de concepção, projeto e protótipos de teste e desenvolvimento de processos de fabricação. Atribuindo cada conjunto de tarefas funcionais à "especialistas" que terminam seus procedimentos e passam o projeto para a próxima função. O Marketing descreve as especificações do produto, já desenhado com base em dados de pesquisa, P & D desenvolve e testa o protótipo, e os engenheiros de produção entram no processo de produção. Cada função desempenha seu trabalho praticamente isolado dos outros. Devido a esse isolamento, esse estilo de DNP é vulgarmente conhecido como a "técnica do muro".

No entanto, as decisões tomadas em uma etapa do processo DNP afetam grandemente as decisões tomadas em uma outra etapa, devido à interdependência significativa das funções envolvidas, os gestores já começaram a buscar formas de promover a cooperação funcional, diversas técnicas podem ser usadas para aumentar essa integração entre produção e D & I. D&I, Design and Implementation. D&I, Development & Implementation. D&I, Diversity and Inclusion. D&I, Development & Innovation ... (Fique a vontade).

Uma é para dar o sinal de departamento de fabricação-off com responsabilidades em todos os documentos de engenharia. Outra é a de nomear um integrador que possa cruzar o conhecimento funcional e a comunicação das preocupações de cada departamento para o outro. Uma terceira técnica consiste em utilizar equipes multifuncionais para desenvolver novos produtos, com os membros da equipe compondo um time de projeto-de-base. A questão é: Nosso consumidor já comprou a idéia de renovação e atualização implantada pelas grandes potências, estas já adaptaram seus processos de criação e desenvolvimento, embora ainda mostrem falhas nos sistemas adotados, estão com uma margem razoável a frente de grande parte do setor industrial brasileiro.

Percebo com clareza que a questão tecnológica, usada como impasse à igualdade de condições de competitividade, pode ser minimizada à medida que as empresas parem para repensar os processos, nossa competência funcional é um dos grandes diferenciais que certamente nos tem colocado em posição de destaque entre os países que despontam no modelo de economia semi-reformado que estamos vivendo. Os nossos Recursos humanos trazem preciosidades fantásticas que bem exploradas podem fazer acontecer nos processos produtivos: criatividade, facilidade de comunicação, integração, assertividade, senso de cooperação, facilidade de assimilação, receptividade, irreverência e outras características próprias de nosso povo, a questão passa, pelo menos aqui no Brasil, pelo aproveitamento e aprimoramento integral dos recursos humanos natos e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Enquanto avançamos no desenvolvimento e nos processos de relações internacionais de repasse de tecnologias, temos recursos mais que suficientes para competir na criação e evolução de produtos e serviços, é o que muitas empresas no Brasil já estão fazendo e outras mais precisam descobrir este potencial. Investir nas pessoas é o nosso segredo, com um detalhe: Este é um segredo industrial que pode ser copiado sem problemas, quero ver é ser reproduzido sem o nosso sangue.

Sucesso a todos!
Múcio Morais é palestrante motivacional e consultor nas áreas de RH, comportamento, motivação, gestão, liderança, negociação e vendas. Realiza palestras, projetos e treinamentos em todo o Brasil! fone: (31) 3082-7271 || www.muciomorais.com
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


LideranÇa Exige Qualidade Todos Os Dias - Palestra Motivacional

Escreva Uma Carta Para Si Mesmo!

Mudando Sua Realidade!

Palestra Motivacional - 5 Dicas Para Manter Sua Equipe Motivada!

Palestra Motivacional – Mudando A Sua Realidade!

Palestra Motivacional – Linguistica Da Mente E Da Realidade!

Palestra Motivacional – Mudando A Sua Realidade!