Maximizar Valor Para O Acionista Ou Para Todos Os Stakeholders?



Para determinar o valor de qualquer negócio, o administrador deve tomar decisões adequadas de investimentos (aplicação de recursos) e de financiamento (captação de recursos). Bons investimentos agregam valor ao negócio, da mesma forma que uma captação de recursos adequada. O administrador pode financiar seu negócio através de duas fontes: por meio de capital próprio (capital dos sócios) e de capital de terceiros (capital de credores).

Essas decisões visam maximizar o valor da empresa. Então, quem se beneficia do valor do negócio? O acionista? O empregado? Pode-se dizer que existem duas grandes formas de gestão de negócios em termos de foco de agregação de valor. A forma americana de fazer negócios pode ser vista como mais objetiva, buscando a maximização de valor para o acionista. Afinal, são eles os capitalistas do negócio e um dos principais participantes do risco do negócio.

De forma semelhante, a forma européia de gestão se preocupa em maximizar valor para todas as partes relacionadas da empresa, também conhecida como stakeholders. Essa diferenciação conceitual serve para refletir sobre a possibilidade de se atingir os dois objetivos, considerando que essas duas regiões econômicas são bastante prósperas economicamente dizendo.

Apesar de terem focos diferentes, no fundo a preocupação é exatamente a mesma. Se por um lado, as companhias européias, com uma preocupação mais social é buscar a percepção de maximização do negócio para os empregados por exemplo, por outro lado ela necessariamente também está buscando a maximização de valor para os acionistas.

Podemos afirmar que Maximizar valor é tornar o maior valor possível o negócio, e só pode ser feito se convergirmos os interesses de todas as partes relacionadas com a empresa, tais como: acionistas, credores, administração, empregados, fornecedores, clientes, etc. Portanto, para os efeitos desse programa, consideraremos como objetivo do administrador Maximizar o valor da empresa para o acionista,já que teoricamente estaremos buscando a realização do maior valor possível para os demais stakeholders.

Podemos defnir as variáveis para determinação do valor da empresa como sendo o centro chamado VALOR e abaixo DECISÕES DE INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS e por outro lado STAKEHOLDERS x STAKEHOLDERS.

Além disso, uma das decisões relevantes para o administrador está relacionada a distribuição dos resultados desses investimentos. Para os acionistas, a decisão de distribuição dos dividendos é relevante, ou seja, definir o quanto dos resultados da empresa deverá ser reinvestido no negócio e quanto deverá ser distribuído sob a forma de dividendos, esta é uma das variáveis que o administrador deve gerenciar para maximizar o valor da empresa.


Autor: Cássia Gouvêa Fernandes


Artigos Relacionados


Dia-a-dia.

MÉtodos E AplicaÇÕes Do Planejamento EstratÉgico De Marketing

A Pouca Rentabilidade Dos Representantes Da Herbalife No Brasil

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

Mapeamento De Processo

Índices De Desempenho Organizacional Sob Diferentes Enfoques

A Importância Da Aplicação Da Administração Financeira