Publicação de Artigos é Importante Ferramenta de Marketing



Publicação de Artigos é Importante Ferramenta de Marketing

Grandes juristas do passado e da atualidade utilizaram a publicação de textos para difundir suas idéias e consolidar sua marca.

"A imprensa é o dever da verdade." Rui Barbosa

Promover a carreira de um advogado exige certos cuidados, uma vez que o código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impõe uma série de limitações aos operadores do Direito na utilização de ações de marketing. Dentre as diversas ações possíveis, sem ferir o código, pode-se destacar a publicação de artigos, que, além de ser eficaz na conquista de novos clientes, tem o poder de consolidar a marca do escritório e o nome do profissional na sociedade, quesitos fundamentais em uma carreira de sucesso.

Cada vez mais, a complexidade da sociedade exige esclarecimento de questões polêmicas. Assuntos como direito do consumidor, comércio via internet, direito de família, nova lei da falência para pequenas empresas, assédio profissional, nova lei geral do turismo, entre outras demandas sociais, são motivo de dúvidas e necessitam de aconselhamento adequado. Em todos estes casos, o profissional capaz de oferecer esses esclarecimentos é o advogado.

Juristas do passado como Rui Barbosa e Miguel Reale, utilizavam a publicação de artigos em jornais de circulação nacional para defender posições políticas ou teses jurídicas e, com isso, facilitaram a construção de suas carreiras. Atualmente podemos acompanhar com freqüência a publicação de artigos, de inúmeros e importantes juristas, dentre eles Ives Gandra da Silva Martins, que além da publicação de textos em revistas e jornais de circulação nacional, publica artigos em sites e portais da internet.

Todo advogado pode publicar artigos de interesse de seu público alvo em sites, blogs e portais da internet, bem como enviar matérias a jornais e revistas, para eventual publicação. Este é um ótimo expediente a ser utilizado regularmente pelos escritórios de advocacia e seus profissionais.

Um exemplo sobre a importância de escrever um artigo, promover os serviços do escritório e ainda prestar um serviço de utilidade pública pode se apresentado durante os acontecimentos do acidente com o avião da Gol, vôo 1907, ocorrido em 2006, que culminou com a morte de 154 pessoas. Na época, houve uma grande polêmica em torno da atuação de escritórios de advocacia que procuraram oferecer seus serviços à parentes de vitimas do acidente aéreo, no momento imediatamente posterior ao fato.

Os parentes das vítimas reclamaram à imprensa que foram inadequadamente abordados por alguns advogados de escritórios, que chegaram a se hospedar nos mesmos hotéis que as famílias, com o intuito de se aproximarem. Alguns chegaram a introduzir cartões de visitas e currículos embaixo da porta dos quartos onde os parentes estavam hospedados. Esses profissionais acabaram causando transtorno em um momento emocional delicado na vida dessas pessoas.

Se tivessem publicado artigos sobre o assunto, esclarecendo sobre os direitos das pessoas em caso de acidente aéreo, mostrando a melhor forma de proceder nestas situações, teriam prestado um ótimo serviço á sociedade, evitariam o constrangimento, e eventualmente poderiam ser procurados por elas, para uma assessoria.

Certamente, dentro da área de atuação do profissional existem assuntos que despertam interesses em algum setor da comunidade. Vejamos alguns:

Advogados trabalhistas podem escrever sobre como as empresas devem se prevenir contra ações trabalhistas específicas, ou mesmo sobre possibilidades reais dos empregados protegerem seus direitos baseados em uma lei específica.

Tributaristas podem escrever sobre recolhimento de impostos, ou como buscar o reembolso de eventuais impostos pagos a mais, e ainda orientar diversas formas de consumidores e empresas a evitarem pagar impostos indevidos.

Advogados especializados em Direito do Consumidor podem escrever artigos sobre novas formas de empresas evitarem ações no PROCON, ou de consumidores protegerem seus direitos ao realizar contratos com empresas.

Contratos com planos de saúde, operadoras de telefonia celular, sistema bancário, consórcio de automóveis, entre outros, freqüentemente resultam em conflitos. Em geral essas questões necessitam de esclarecimento público.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos temas interessantes que podem ser explorados em artigos e despertar interesse do público em geral, de consumidores e de possíveis clientes. No entanto, é importante salientar que se devem evitar conotações mercantilistas nestes artigos. O objetivo destas matérias é informar, e em função deste serviço prestado à comunidade, o profissional torna-se reconhecido como autoridade no assunto.
Entretanto, é preciso fazer algumas ressalvas sobre os tipos de artigos escritos por advogados e encontrados nos diversos meios de comunicação. Alguns são escritos de forma técnica, em uma linguagem pouco acessível ao público em geral. Estes artigos são importantes como teses jurídicas e devem ser dirigidos a acadêmicos e profissionais do setor, que na verdade não são seu público alvo.

Devemos classificar os artigos em duas categorias: os técnicos e os informativos.

• Artigos técnicos ou acadêmicos - destinam-se a estudantes e profissionais, advogados ou não, que necessitam entender melhor algum dispositivo legal, ou conhecer outras aplicações de uma lei, por exemplo.
• Artigos informativos - têm como objetivo informar o público em geral ou a um setor da sociedade sobre algum aspecto legal de uma determinada situação.

Os dois tipos de artigos são importantes para a carreira de um advogado. No entanto, o artigo informativo tem um alcance mais amplo, e permite que o profissional exponha suas idéias com maior freqüência, pois a elaboração de um artigo informativo demanda menos tempo e exige menor pesquisa de dados. É como se fosse uma conversa com um cliente, explicando um determinado assunto. Seria uma espécie de consulta gratuita ao público.

Em nossas palestras e no trabalho como consultor de marketing jurídico, temos sugerido aos advogados que criem o hábito de escrever artigos informativos, periodicamente, e os publiquem com a maior freqüência possível. Mas, também, que procurem desenvolver sua capacidade de escrever de forma simples, objetiva e em uma linguagem acessível ao leigo.

Existe uma enorme demanda social por informações jurídicas sobre aspectos do cotidiano das pessoas e das empresas. Executivos, gerentes e pequenos empresários gostariam de conhecer melhor os aspectos da legislação fiscal, tributária e trabalhista, a partir de uma leitura rápida, objetiva e agradável.

O cidadão comum, a dona de casa, o profissional liberal, o motorista de táxi, enfim, todos gostariam de conhecer, de uma maneira simples, aspectos da lei que interferem em seu cotidiano. Muitas vezes, o cidadão tem o direito prejudicado por pessoas, empresas ou pelo próprio governo, sem que saiba se defender, por desconhecimento da lei.

O seguro obrigatório, DPVAT, por exemplo, garante uma série de direitos ao cidadão comum em caso de acidente de trânsito, porém, a maioria das pessoas desconhece estes direitos. Seria um ótimo tema para um artigo.

Em vista do exposto, sugerimos que a elaboração de artigos informativos seja realizada com as seguintes preocupações:

• Deve explorar temas que sejam relevantes e despertem interesse social;
• Cada artigo deve ser dirigido a um público específico;
• Procure apresentar um tema central que seja de domínio do profissional;
• Precisa apresentar as idéias de forma clara e objetiva;
• É importante que prestem informações úteis e apresentem as soluções;
• Deve possibilitar uma leitura fácil e rápida.

Portanto, a elaboração e publicação de artigos por parte de advogados é uma prática eficaz para a promoção da carreira do profissional. Possibilita também que os advogados prestem relevantes serviços à comunidade, tornando-se uma fonte de informações úteis para os cidadãos e as organizações. Assim, este profissional ajudará a manter, defender e preservar o direito na sociedade.

Ari Lima
Empresário, engenheiro civil, especialista em marketing jurídico e gestão de escritórios de advocacia.
e-mail
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site www.arilima.com
(31) 3324 1861

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Autor: Ari Lima


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