Paixão, Profissionalismo e Criatividade



Estes são os três tópicos que regem o ser humano na construção da sua marca pessoal. Porque o embasamento técnico, as competências e habilidades são desenvolvidas pela necessidade, pela profissão. Mas a paixão, a ética, o profissionalismo e a criatividade seguem sua carreira por onde quer que vá e por qual trabalho faça.
Ser apaixonado por aquilo que faz o torna capacitado a fazê-lo da melhor maneira possível, porque o labor não é sentido como tal, mas como um passatempo que te impulsiona a sempre buscar mais, a colher mais frutos, a se desenvolver melhor para a busca constante de qualidade e aperfeiçoamento.
É incrível quando lidamos com alguém que é apaixonado pelo que faz. Seus olhos brilham. É muito melhor fazer negócio com os apaixonados pelo que fazem. Não interessa se é um pintor, um instalador hidráulico, uma secretária ou um engenheiro. As pessoas que fazem o que gostam deixam isso claro. Elas nos encantam e nos fazem pagar muito mais para tê-las ao nosso lado.
Ter paixão pelo que faz ajuda você a enfrentar melhor a agenda apertada, controla melhor o estresse e te ajuda a ter uma vida mais prazerosa, produtiva e feliz. Além de te destacar, porque projeta mais intensamente sua marca pessoal.
Mas não importa somente a paixão, preciso é fazer bem feito. Preciso é atuar com profissionalismo e ética. Por isso as empresas ressaltam as pessoas que seguem este aspecto. A diferenciação no mercado de trabalho se dá pelo reconhecimento do trabalho realizado. E para realizar bem esse trabalho, responder aos estímulos à sua volta, é preciso evoluir. Uma evolução conquistada pela ética e profissionalismo, porque somente com eles, juntos, você é lembrado e referenciado.
É preciso sim investir em conhecimento técnico, mas, sobretudo, o investimento no comportamental, buscando o aprimoramento do autoconhecimento, é o diferencial na hora de uma contratação ou realocação no mercado de trabalho e na construção da sua marca pessoal. Portanto, coloque desde já (se ainda não estiver realizando) todas as suas atividades respaldadas pela ética e profissionalismo.
Ainda sobre os três tópicos que regem o ser humano na construção da sua marca pessoal, resta a criatividade. E ser criativo é ser diferente. E ser diferente é ser estratégico. Como diz Michael Porter (o pai da estratégia moderna), “estratégia quer dizer ser diferente”. E criatividade se liga diretamente a este valor, pois ajuda você a escolher deliberadamente um conjunto diferente de atividades para fornecer um mix único de valor. O importante é que jamais esqueça de que seu projeto de vida deve ser criar uma diferença significativa de valor que o torne único no mercado, desejado, valioso, singular. É isso que você precisa ter em mente ao refletir sobre sua marca pessoal. Não importa o tamanho do plano ou a complexidade da análise que você vai empregar no seu projeto de marca pessoal.
Quando você conjuga essas três dimensões, torna-se imbatível. Ao entrelaçar esses três aspectos, cria força contra as crises do mercado, as oscilações da economia, os solavancos da carreira e as dificuldades das empresas. Profissionais que conseguem trabalhar sua marca com esses três aspectos viram estrelas do mercado. São desejados e disputados onde nunca falta uma nova oportunidade.
Enfim, destaque-se com sua marca pessoal juntando essas três dimensões: concentrar-se numa atividade com valor de mercado (criatividade), buscar a excelência total nesse aspecto – ser o melhor do mundo nessa atividade (profissionalismo e ética) e nutrir grande paixão por isso.
Autor: Adriano Barbosa


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