Programa De Educação Postural Através Da Fisioterapia Na Escola Estadual De Ensino Fundamental José De Anchieta Na Linha Tigre Em Machadinho - Rs



Introdução:

A Saúde vem aperfeiçoando seu trabalho na atenção a criança e adolescente. Para garantir que a criança tenha condições de desenvolvimento dignas, pois, nesta fase da vida, agregamos elementos que serão a diferença para todo nosso ciclo de vida, daí muitas vezes a origem dos problemas posturais, que se refletirão em dores no futuro, especialmente na coluna vertebral. A má postura, o uso de mochilas pesadas, calçados inadequados e o sedentarismo são alguns fatores que podem ser prevenidos com a atuação de profissional competente. Tendo em vista a necessidade da prevenção e reabilitação dos problemas posturais em crianças e pré-adolescentes a fisioterapia torna-se indispensável para a melhora da qualidade de vida destes estudantes. Tornando-se necessário a identificação do campo de aplicação da técnica fisioterápica. Ela não se endereçará somente a uma fonte de problemas posturais, e sim abrangerá todas as deformidades que vierem ser encontradas ou não há nível postural. O objetivo é orientar sobre educação postural e se necessário reabilitar. "A criança em idade escolar permanece por várias horas sentada numa posição incorreta, utilizando carteira imprópria, o que provoca enfraquecimento da musculatura abdominal e dorsal" (PINHO et al, 1995). REBELLATO et al (1991) ao verificar a influencia do transporte de peso excessivos de material escolar sobre a ocorrência de desvios posturais em estudantes, evidenciou que os mesmos transportam, em média, pesos significativamente superiores á capacidade de seus grupos musculares, resultando em vários tipos de alterações posturais. Uma criança deve carregar 10% no máximo de seu peso corporal em peso extra, no caso mochilas escolares.

Resultados:

Tabela I:

Principais problemas posturais detectados em escolares de 1ª (primeira) a 5ª (quinta) séries, totalizando assim as cinco turmas:

Problemas Detectados

Números

Porcentagem

Ombros Protusos

04

14,8%

Ombro Esquerdo (rebaixado)

03

11,11%

Escápulas Aladas

03

11,11%

Cifose Torácica

03

11,11%

Lordose Lombar

04

14,8%

Escolioses Direita, Esquerda e "S"

06

22,22%

Protusão Abdominal

06

22,22%

Total de Doenças Analisadas

29

107,40%

Total de Crianças que não Apresentam Problemas Físicos/Posturais

08

29,63%

Obs: em alguns alunos avaliados detectaram-se mais de um problema.

Das manifestações posturais verificadas observou-se que as escolioses e protusão abdominal (22,22%), ombros protusos e lordose lombar (14,8%), seguida por outras alterações. Estas foram as que mais incidiram nas crianças avaliadas.Uma das áreas em que o setor Saúde vem aperfeiçoando seu trabalho é na atenção a criança e adolescente. Na área física também é importante destacar que nesta fase da vida têm origem muitos problemas posturais, que se refletirão em dores no futuro, especialmente na coluna vertebral. A má postura, o uso de mochilas pesadas, calçados inadequados e o sedentarismo são alguns fatores que podem ser prevenidos com a atuação de profissional competente. Tendo em vista a necessidade da prevenção e reabilitação, se necessário, dos problemas posturais em crianças e pré-adolescentes a fisioterapia torna-se indispensável para a melhora da qualidade de vida destes estudantes.

Segundo REBELLATO et al (1991), a maioria das atitudes escolióticas pode ser devido à inclinação lateral do tronco. Segundo ASHER (1976) e SOUCHARD (1985), crianças tendem a projetar seu abdômen para frente (protusão abdominal), assim levando a hiperextensão dos joelhos para distribuição do peso ântero – posterior. Talvez isso complemente o índice elevado de lordose lombar por desconsiderar esta característica normal. A protusão de ombros, pode ter desencadeado pela cifose torácica, PINI (1978) cita que esta incidência é natural no processo de desenvolvimento da criança começando a partir dos 10 anos.

O número elevado de crianças com possíveis problemas posturais encontrados neste estudo, pode ter sido uma conseqüência de alterações fisiológicas naturais do crescimento e desenvolvimento humano. No entanto, alterações estruturais podem ser provocadas pela utilização inadequada dos mobiliários(carteiras escolares), vícios posturais como, por exemplo, a forma de carregar mochilas, de calçados inadequados entre outros.

 

Resultados obtidos pós-aplicação exercícios corretivos

Tabela II:

Problemas Detectados

Números

Porcentagem

Ombros Protusos

02

7,6%

Ombro Esquerdo (rebaixado)

01

4%

Escápulas Aladas

03

11,11%

Cifose Torácica

04

15,3%

Lordose Lombar

02

7,6%

Escolioses Direita, Esquerda e "S"

01

4%

Protusão Abdominal

04

15,3%

Total de Doenças Analisadas

32

123%

Total de Crianças que não Apresentam Problemas Físicos/Posturais

15

57,6%

Minhas expectativas em relação a este projeto foram superadas além do limite, pois no decorrer do período da aplicação do mesmo, em tão sucinto tempo, foi gratificante a colaboração, dedicação e a conscientização dos docentes, alunos e familiares quanto a importância da correção postural, nesta fase de crescimento da passagem da infância para o inicio da adolescência. Todo profissional adquiri muito neste contato direto com as pessoas e suas realidades, é um aprendizado novo a cada instante, e uma satisfação a cada índice positivo conquistado.

Discussão:

Diante dos resultados obtidos e analisados e dentro das limitações do estudo, concluiu-se que a maioria das crianças apresenta algum desvio postural. Acredita-se que os altos índices das alterações possam advir da falta de conhecimento de pais e professores e da inexistência de um trabalho escolar preventivo. Foi realizado o trabalho preventivo na escola estadual da Linha Tigre com percentual apresentado na tabela I deste artigo. Em alguns alunos avaliados detectaram-se mais de um problema.

A escola que temos atualmente está longe de ser aquela que realmente queremos uma escola democrática de verdade onde todos participem, professores, alunos, familiares e profissionais colaboradores (no caso fisioterapia) é aquela que queremos que ambas as partes se completem e os alunos, por sua vez, sejam verdadeiramente pessoas conscientes de seu papel na sociedade como cidadãos. A cooperação de todos e se não houver essa parceria dentro da escola as coisas ficarão difíceis de serem realizadas e os objetivos longe de serem alcançados. Nesta escola com os índices, que estão apresentados na tabela II, houveram reduções consideráveis de problemas posturais, isto mostra o engajamento, o trabalho muldisciplinar e dedicação de ambas as partes para a prevenção e promoção da saúde escolar.

As expectativas em relação a este projeto foram superadas além do limite na Escola José de Anchieta, pois no decorrer do período da aplicação do mesmo, em tão sucinto tempo, foi gratificante a colaboração, dedicação e a conscientização dos docentes, alunos e familiares quanto a importância da correção postural, nesta fase de crescimento da passagem da infância para o inicio da adolescência. Com o resultado obtido, acredito que esse projeto permanecerá na escola no decorrer de 2008, pois proporcionará aos alunos maior motivação aos que já estão engajados e aos que ingressarão na escola a inclusão no trabalho que vem sendo realizado.

Trabalho Futuro:

Com o resultado obtido, acredito que esse projeto permanecerá na escola no decorrer de 2008, pois proporcionará aos alunos maior motivação aos que já estão engajados e aos que ingressarão na escola a inclusão no trabalho que vem sendo realizado. Esses resultados motivam os profissionais de saúde num todo para desenvolverem cada vez mais projetos de prevenção e promoção em saúde. Cada qual em seu setor. Todo profissional adquiri muito neste período, neste contato direto com as pessoas e suas realidades, é um aprendizado novo a cada instante, e uma satisfação a cada índice positivo conquistado.

Pretendo implantar o projeto em uma das escolas do município abrangendo um numero maior de alunos. Com o objetivo de alcançar os mesmos índices e ate mesmo maiores aos que foram alcançados neste projeto. Devemos sempre trabalhar com a promoção e prevenção de saúde, e deixara curativa para últimos casos. Estamos levando a saúde para o futuro e o futuro é a prevenção, e a prevenção inicia com nossas crianças e com a melhoria de sua saúde e a conscientização das mesmas para virem a ser cidadãos responsáveis pelo seu futuro.

Agradecimentos:

-Prefeitura Municipal de Machadinho

-Escola Estadual de Ensino Fundamental José de Anchieta (professores, alunos e pais)

-Secretária de Saúde e Bem Estar Social Sra. Leonilse Menon

-Professora Caren Lais Benedet Brandão

Referências:

-ASHER, C. Variações Posturais na Criança. São Paulo, Manole, 1976.

-CONTANIOPOULOS et al.A avaliação na área da saúde: conceitos e métodos: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. In: HARTZ, Z.M.A. (Org.)Avaliação em Saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997.

-REBELATTO, J.R.; CALDAS, M. A . J.; VITTA, A . Influência do transporte do material escolar a ocorrência de desvios posturais em estudantes. Ver. Brás. Ortop.; V.26, N. 11/12, p. 403-10, Nov. Dez. 1991.

-SOUCHARD, E. Ginástica Postural Global. São Paulo, Martins Fontes, 1985.

-Citações e referências a documentos eletrônicosOn lineCapturado em 27 mar. 2007.Programa de Educação Postural: Problemas Posturais.www.programapostural.com.br


Autor: Carine Benedet


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