Violinista sim, Masoquista não



Todo músico, em especial violinista já sentiu alguma dor ou desconforto. É comum ocorrer quando se estuda demasiadamente, mas nem sempre isso pode ser considerado normal. Apesar de bem informado o músico atual ainda não está muito atento em buscar as razões de seu estado e possíveis soluções para um problema que pode ser dor hoje e uma doença causada por esforço repetitivo amanhã.
Os principais problemas do violinista estão ligados diretamente com sua postura e esta por sua vez pode estar ligada ao próprio instrumento. Regulagens básicas como altura do cavalete e queixeira são essenciais, mas muitas das vezes o grande vilão pode ser a ombreira ou a ausência dela. Um acessório só deveria trazer benefícios, mas que se usado de forma incorreta pode causar muitos problemas.
Outros fatores externos também exercem influência tais como a acústica do ambiente, temperatura, posição da estante e principalmente o assento. A coluna precisa estar relaxada, mas reta, e para isso exige uma inclinação específica no assento.
Todas as medidas possíveis devem ser tomadas para evitar desconfortos que possam afetar na motivação do violinista resultando numa execução com mais liberdade e uma interpretação musical com mais segurança.
Autor: Israel Honorato Dutra


Artigos Relacionados


Assentos Para Crianças

O Músico E O Seu Instrumento

As Consequências Da Super Proteção Do Eca E Suas Possíveis Soluções

Não Obrigatoriedade Da Carteirinha Da Omb - Devemos Comemorar?

Não Abandone O Sucesso.

Exceto O CaixÃo

Onde A Arte E A Ciência Se Encontram