Administração do tempo



Matéria de Vanessa Prata, adaptada da Revista do Jornaleiro Dinap, ed. 82.

Está sem tempo?

Organize-se, planeje seu dia e delegue funções. Você vai ver como até sobram alguns minutos

Quem nunca desejou que o dia tivesse mais de 24 horas para dar conta de todas as tarefas? Como isso não é possível, o jeito é lidar melhor com o tempo disponível. “O principio básico para administrar o tempo é ter paciência, disciplina e bom senso. Imprevistos sempre irão acontecer, mas ao planejar seu dia, você sabe o que deseja fazer e ordena as ações para a sua realização”, comenta Júlio Alencar, consultor de produtividade do Sebrae-SP.
Você já pensou em tudo o que precisa fazer no seu trabalho diariamente? Listar as tarefas é o primeiro passo para administrar melhor seu tempo. Talvez você perca muito tempo lendo e respondendo e-mails, em reuniões, na fila do banco ou até mesmo naquelas pausas para o cafezinho. Confira as dicas do consultor Júlio Alencar para administrar melhor o tempo e aumentar sua produtividade, independentemente de sua área de atuação.

Priorize atividades
Identifique as ações mais importantes e urgentes, seja por prazo, dificuldade ou tempo gasto para realizar a operação, tendo em mente que a prioridade é sempre atender o cliente. Inicie pelo que considerar os 20% mais importantes e, entre essas atividades, pelas mais simples ou rápidas de serem executadas.

Simplifique
“Quebre” as atividades de maior grau de dificuldade em outras menores antes de iniciar a execução. Por exemplo, se você precisa entregar um grande relatório, organize o material que você já tem e o que ainda precisa pesquisar antes de começar a escrever.

Delegue funções
Há tarefas que você pode passar para um funcionário ou profissional terceirizado. Você passa horas na fila do banco? Talvez um office-boy possa ir em seu lugar. Acaba se perdendo no meio de tantos compromissos? Quem sabe uma secretária possa organizar melhor sua agenda? Lembre-se de que não basta “jogar” as tarefas, é necessário treinar, orientar e supervisionar qualquer trabalho delegado.

Sem desperdício
Falta de controle e desorganização são itens básicos para perder tempo. Desde uma simples falta de troco no caixa se você trabalhar no comércio até a má organização dos arquivos no seu computador.
Autor: Vanessa Prata


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