UMA VITÓRIA DA PEDAGOGIA DO ENGAJAMENTO



UMA VITÓRIA DA PEDAGOGIA DO ENGAJAMENTO


Quando temos na mão um poder de trabalhar com vidas, com gente, com jovens que estão sedentos de saber temos grande oportunidade de virar a vida deles , de garantir – lhes esperanças , de modificar costumes e de mudar algo na vida e na cabeça deste jovens. No momento em que somos educadores e amamos o que fazemos temos que desenvolver uma prática pedagógica que vá além da ciência e do conhecimento para oportunizar momentos de uma vivência que somente a Escola pode oportunizar e somente educadores que sabem vivenciar a alegria de ensinar valores éticos podem proporcionar.
No dia 10 de Fevereiro de 2010 lancei numa pequena Escola da Rede Municipal uma campanha em solidariedade às vítimas do Haiti, uma campanha simples sem alarde da mídia que parece não reconhecer que temos coisa boa na Escola Pública, e sem objetivos eleitoreiros ou de promoção pessoal que muitos ainda hoje acabam por transformar a solidariedade. A campanha deu bons frutos de repente senti a pronta acolhida dos alunos que engajaram – se plenamente nesta idéias produziram textos, criaram painéis, inscreveram – se no grupo que era ali criado e tiveram a iniciativa que poucos têm em seus castelos de areia promovidos pela individualidade e pelo egoísmo que predomina na sociedade moderna e que tem sido construído por uma suposta onda de modernidade que despreza os valores éticos e as coisas boas da vida.
Nas Escolas hoje temos muitos recursos, porém pouco interesse de mudança, nossos gestores estão cegos pelo interesse de gerir a crise, de cumprir a carga horária, de cobrar a pontualidade e assiduidade e esquecem de gerar o principal da Escola : a construção de valores e a geração de ideais e sentimentos. A Escola é uma instituição que permanecerá, mesmo com a total falência dos governos em relação a sua construção ou de instrumentos de valorização dos educadores.
O bom de tudo é que consegui muita coisa e tirei de jovens que muitas vezes tem pouco o muito: A SOLIDARIEDADE E O DESPERTAR DE CONSCIÊNCIAS. Não são esses valores da educação? Por que as escolas insistem em tornarem nossos jovens em máquinas ? Por que nossos professores não são pagos por idéias? Por que a ternura não se torna uma disciplina? Acho que respostas a esses questionamentos serviriam para mudar um pouco da Escola e evitar sua destruição proposital que vem sendo desencadeada por governos e gestores comprometidos apenas com o econômico. A idéia valeu a pena, pois mesmo com pouco apoio de colegas que ainda insistem em não acreditar no potencial destes jovens o fenômeno aqui gerado não vai ser avaliado por nota mas pela mensagem que estará sempre presente na cabeça e no coração destes jovens que às vezes são tachados de violentos, de irresponsáveis , de insensíveis, de desligados ou outras formas de rejeição , mas no âmago querem apenas provar que estão vivos e tem desejos e vontades que muitos insistem em desconhecer e acreditar...
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Por Uma EducaÇÃo Que Estimule A Felicidade Nativa Dos Jovens

Jovem, Construção Social Que Precisa Ser Considerada Pela Escola

A Escola E A FormaÇÃo De Valores

EducaÇÃo E ViolÊncia: Onde EstÁ A RelaÇÃo

Fingimos Que Ensinamos?

Apelo Aos Professores

A Sociedade E A EducaÇÃo De Qualidade