SERVIÇOS & TECNOLOGIA



SERVIÇOS & TECNOLOGIA
Por Luiz Dos Reis Lana
Gestor/consultor técnico em serviços autorizados desde 1981
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Para que mantenham-se, a competitividade e o crescimento saudável de uma organização de serviços, é imprescindível, que agregue-se complementos aos serviços; proporcionando diferenciais face a multidão de concorrentes. Em serviços não é mais como antes, ou seja: bastava apenas ser bom, hoje tem que proporcionar algo mais para diferenciar-se e destacar.
Um serviço, por melhor que o atendimento apresenta-se, para o cliente seria um incômodo e para a empresa perigoso, um cliente procurar um concorrente mais próximo para comprar, o que você poderia ter, pertencente ao seu segmento de atuação, ou até mesmo, que virou praxe em seu mercado de atuação, pela sua concorrência. Imagine o transtorno, quando acabar de abastecer seu veículo, ter que procurar o comércio mais perto para adquirir uma simples água mineral. Isto já não é rotineiro em todos os postos? O que mais pode ser agregado para excelência na prestação de serviço no seu negócio? Qual tecnologia pode ser agregada para otimização da performance?. Ouvi certa vez, um gerente de posto de combustível dizer ao cliente, que estava com problemas na bateria ao ligar o veículo, que o posto não trabalhava com elétrica, portanto não precisava ter um simples cabo de enxerto! Não precisa dizer que, quem atua em serviços assim, além de estar fadado ao declínio, e que, este estabelecimento meses depois deixou de existir, mudando de administração. O perigo neste caso para o negócio, foi não ter cautela com agregações simples, não preocupar em agregar diferenciais simples ou tecnológicos que mantinham os clientes e os fidelizava.
Atualmente a dependência da tecnologia na prestação de serviços, pode-se dizer, que é quase como se fosse, um cordão umbilical, para que haja: performance, rapidez, eficácia e resultados para a empresa; no que concerne a prestar serviços. A tecnologia é o ingrediente necessário para solidez e estruturação dos serviços. Não podemos mais imaginar nenhum segmento de serviços sem a tecnologia ou sem a aplicação da Tecnologia da Informação – TI. Até mesmo uma simples tele-entrega não mais sobrevive sem a tecnologia, em uma sociedade altamente competitiva e mercado voraz. Imagine um estacionamento sem a TI, o que sería? Com certeza com congestionamento interno e dezenas de reclamações diárias, até o fim do negócio. Se: comprarmos uma passagem aérea, utilizarmos o sistema de segurança de um condomínio, revelar uma foto, enviar um sedex, utilizar um Voip, navegar na internet, dentre vários outros exemplos, são serviços recheados de tecnologia para que aconteçam e existam.
Cabe ao gestor e prestador de serviços dosar a tecnologia necessária na medida certa para seu negócio, acrescentando os ingredientes necessários para que este rode, de forma plena e estável, fortalecendo e proporcionando uma melhor performance e otimizando sua estrutura, tomando consciência da importância e vinculo direto da tecnologia com o seu negocio e até mesmo sua dependência. Se você possui uma média empresa para que investir em servidores de grandes corporações? Se é uma grande organização e está montando um departamento, ou um braço de negocio apenas, para que excessos tecnológicos desnecessários, até que o segmento ou departamento apresente resultados.
O que é um serviço com tecnologia de ponta e de qualidade?
Um serviço com tecnologia de ponta é aquele serviço que atende plenamente as necessidades do cliente, é um serviço que contem um fluxo de processo desenhado e mapeado para que seja realizado de forma a atender plenamente o pedido ou solicitação do cliente. Não há outro parâmetro métrico, que se possa utilizar para avaliar um serviço de qualidade e com tecnologia. E para que isto seja alcançado de forma mais eficaz, deve-se utilizar todo o aparato de tecnologia que se tem a disposição. Deve-se saber escolher a infra-estrutura de software e hardware necessárias sem excessos e com a performance adequada, mapeando e padronizando todos os procedimentos, primando sempre pela satisfação, solução e qualidade.
Autor: LUIZ DOS REIS LANA


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