Motivação: Custo ou Investimento



A motivação é uma das mais poderosas ferramentas de transformação do mundo organizacional e também social, que deve ser utilizada de forma inteligente por todos aqueles que exercem o papel fundamental de dirigir grupos ou pessoas.
Está claro que todos aqueles que obtiveram sucesso, tinham um motivo para tal, e utilizaram a ação adequada para cada situação, o que podemos chamar de motivo para a ação, “motivação”, cuja importância está sendo cada vez mais notada entre os empresários. Afinal, ela é uma das grandes responsáveis pelos recordes de produção, porque, quando motivado, o funcionário torna-se feliz e esse clima de felicidade acaba sendo compartilhado entre os componentes do grupo, melhorando o clima como um todo.
Identificar o conteúdo e o processo da motivação no indivíduo, no seu grupo de trabalho e no conjunto de pessoas que constituem determinada organização, possibilita o planejamento de ações centradas nas especificidades da realidade organizacional.
A atualização desses dados consolida uma proposta de trabalho focada no atendimento das necessidades de desenvolvimento do fator humano, cujo conhecimento deve ser estudado pelas diversas gerências de uma organização, respeitando seus aspectos culturais, suas características, bem como, seu processo e ritmo de aprimoramento, no sentido de melhorar os resultados. Cabe ao administrador, dentre várias atribuições, assessorar dirigentes e equipes de trabalho em RH, na questão da motivação e satisfação do trabalhador.
É importante que se trabalhe com modelos motivacionais de forma integrada, adequando-os às mais diversas situações, mantendo um permanente processo de investigação e intervenção, possibilitando a incorporação de seus conteúdos à cultura organizacional e ao estilo gerencial.
Uma vez que o ser humano sempre estará predisposto a satisfazer outra necessidade, é de fundamental importância que as corporações estejam atentas a estas questões, acompanhando de perto seus funcionários, para que a sua produtividade não seja afetada.
Gente não motiva gente, mas gente pode proporcionar condições que atendam às necessidades do indivíduo e, conseqüentemente, este estará se motivando. Por isso, dentro de uma visão administrativa holística, creio que o clima organizacional, os benefícios, o plano de carreira, os salários e os treinamentos são fatores primordiais neste processo.
O ditado popular, “é dando que se recebe”, se encaixa muito bem nesse contexto, pois, quando uma empresa procura motivar seus colaboradores, na verdade, está investindo no aumento de sua produtividade e resultados. Não podemos dizer que motivar alguém gere custo, pois, a motivação com liderança gerará lucro com certeza!

Prof. Esp. Telmo Santos Marins
Autor: Telmo Santos Marins


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