A QUE PONTO( EDUCADORES) CHEGAMOS
Como podemos nós professores perder nossos alunos para o tráfico, para a prostituição e para a submissão e escravismo da sociedade? O que está em questão não é somente a missão de educar, mas o tipo de educação que vem sendo posta em prática que muitas vezes tem o caráter meramente conteudístico e não procura formar jovens para um futuro brilhante ou menos violento de um cabedal de lições que a vida vai oferecendo e cada vez se torna mais frustrantes. Não podemos acreditar neste modelo de educação que acaba se tornando um espetáculo de transferências onde educadores culpam as famílias, que culpam o governo, que culpa o sistema que culpa qualquer coisa e torna – se um círculo vicioso que não leva a lugar nenhum.
Onde estão nossas lições no momento em que alunos da escola pública fazem guerra de biscoitos da merenda escolar, ou rasgam seus cadernos com certeza comprados com muito esforço para a tradicional guerra de bolinhas ? Onde estamos quando não conseguimos que o aluno produza uma só linha do tradicional dever de classe ou do nunca feito dever de casa? Onde estamos nós quando não conseguimos que nossos alunos apóiem nossas lutas por salário, dignidade da profissão ou educação de qualidade? A Escola tornou – se infelizmente um espaço de lamentações, de antagonismos, de reclamações deslocando – se do seu verdadeiro sentido de formação e de construção de saberes. Por que nós professores não entendemos o valor da educação? Por que não somos capazes de nos relacionar amigavelmente com nossos companheiros de profissões e estamos sempre prontos a esperar uma falha destes para criticar veementemente sua postura ao invés de colaborar para o seu crescimento?
Os rumos da Escola e da postura dos educadores precisam mudar, as formações de professores tem de mostrar a realidade da Escola brasileira, discutir seus dilemas e trazer para a sala de aulas pessoas comprometidas com a mudança que não pensem apenas em salário ( que é importante) ou em status social. Os educadores precisam ser formados em processos ideológicos que vislumbrem justiça social, igualdade, verdade, compromisso ético, crescimento pedagógico coerente, idéias novas, atualização constante, uso de novas tecnologias e busca constante e firme ao processo de transformação da sociedade onde os ideais sejam sempre no sentido de garantir para todos aquilo que merecem: A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza
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