CARNAVAL (ALEGRIA X TRISTEZA)



CARNAVAL (ALEGRIA X TRISTEZA)

A visão é o elo entre o sonho e a ação. A visão é um instrumento em potencial que leva o homem a atingir seus planejamentos e objetivos. Infelizmente o hominal na medida em que o tempo passa transforma a alegria em tristeza. Um ser criado simples e “ignorante” tem toda uma vida a sua disposição para evoluir, mas as amarras do instinto parecem imantar a visão do homem para a execução dos atos indevidos. Passado o período momino vem à desilusão, o arrependimento, a ressaca física e moral, e um misto de tristeza e alegria que se instalam nos corações de inúmeras famílias. A alegria não passa de momentos de euforia, porém a tristeza é mais dolorosa, visto que ela é uma geradora de fatos tristes e lamentáveis. Infelizmente! Mortes, incidentes e acidentes graves envolvendo amigos e membros de um enorme percentual de famílias vêm macular uma festa que deveria ser um turbilhão de alegrias, mas pela imprudência de muitos a transformação vem acompanhada de tsunamis sem dimensões. Apesar dos apelos, das campanhas, das preces e orações o efeito comportamental se inverte do bom para mau.

Estivemos visitando algumas cidades do interland e ficamos boquiabertos com a quantidade de menores, adolescentes e jovens fazendo uso exagerado de bebidas alcoólicas e drogas como maconha e crack. Seria entusiasmo demais? Entusiasmo uma palavra que deriva do grego (em + theos + asm) tem a sinonímia de “O Sopro de Deus” dentro de si. Porém, ao buscarmos consubstanciar a palavra nos dicionários notamos que a palavra epigrafada é rica em significados. Nas religiões não cristãs da Antiguidade, estado de exaltação do espírito de quem recebe, por inspiração divina, o dom da profecia ou da adivinhação. Derivação: por extensão de sentido. Estado de fervor, de emoção religiosa intensa. Derivação: por extensão de sentido, estado de exaltação da alma que vivencia o poeta ou o artista, arrebatado pela inspiração, excitação, exaltação criadora; inspiração, estro. Derivação: por extensão de sentido, força natural ou mística que impele a criar ou a agir com ardor e satisfação (patriotas), movimento violento e profundo da sensibilidade que leva ao amor ou à admiração apaixonada, às vezes excessiva ou paroxística, por alguém ou algo; arrebatamento, dedicação fervorosa; ardor, paixão (por uma causa ou trabalho), alegria intensa, viva; júbilo. O saldo desta festa tem uma estatística dantesca.

Estivemos na cidade de Camocim e aqui queríamos ressaltar a organização do período momino. Um grande “folder” foi distribuído aos foliões e visitantes. Anotamos alguns aspectos importantes no folder: “Sou um bom folião”. Estou na paz, sou da paz! Não me meto em confusão! Mesmo sabendo que é festa, respeito às regras locais! Preservo o meio ambiente desta cidade linda! Conservo o patrimônio Público que também é meu! Evito consumo excessivo de álcool! Mantenho-me sóbrio ao volante! Utilizo banheiros públicos! Respeito a todos! Zelo pela limpeza do local! Sou contra as drogas! E pratico sexo seguro. Acoplado ao folder uma camisinha. Sinceramente a preocupação com os foliões era o tom das festividades carnavalescas. Um efetivo policial bem distribuído e instruído foi o ponto alto do período momino. De parabéns as autoridades policiais da cidade.

Os alertas: “Brinque com prazer sem DST” (Doenças sexualmente transmissíveis); para combater a dengue você e a água não podem ficar parados; Só consuma alimentos inspecionados pela VS (Vigilância Sanitária); Gripe A (H1N1) gripe humana com sintomas iguais ao da gripe comum. Sintomas como febre, tosse, dor muscular, dificuldade respiratória e em alguns casos, dor de garganta, vômitos e diarreia. Se gripar fique em casa, se complicar (sentir dificuldade para respirar) procure rápido uma unidade de saúde. Além do mais, o folder continha: Telefones úteis, Farmácias com endereços e telefones, restaurantes, bares e lanchonetes com endereços e telefones, Tabela de preços de bebidas e comidas e os serviços de transportes como: balsas para camionetes, carros pequenos, transporte para a “Ilha do Amor” e a praia de Maceió, além do mais todos os locais de hospedagens com telefones e endereços. Com essa organização o carnaval de Camocim talvez tenha sido o mais tranquilo do estado do Ceará.

A SECULT (Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde do Município, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de infraestrutura, Guarda-civil, Polícia Militar, juntamente com outros órgãos brindaram visitantes, turistas e moradores com um excelente carnaval). Foram seis dias de folia e brincadeira com 21 shows, tenda eletrônica, trio elétrico e shows gratuitos. “Os tradicionais paredões de som fizeram a festa nas praias e praças de Camocim”. Para a melhor organização do carnaval, A prefeitura local em parceria com o Ministério Público, estabeleceram os locais para que os foliões se divertissem com os paredões de som. Cada espaço no paredão era cadastrado na Guarda Municipal. Queríamos aqui agradecer o excelente acolhimento e a excelente recepção que tivemos de figuras simples, mas conhecidas em toda a cidade.

Um abraço especial para o amigo Paparoá e sua esposa “Chica Fumaça” carinhosamente conhecida por madrinha, como também para a senhora Neide Coelha pela acolhida auspiciosa. Retidão na concepção escorreita da palavra quer dizer integridade de caráter. Caráter também tem a sua origem na língua grega e significa reprodução exata. Segundo o clichê popular: “As palavras comovem, os exemplos arrastam”. Temos a lamentar a péssima condição da BR-222, muitos buracos, animais nas estradas, animais mortos em estado de putrefação, as placas de sinalização pichadas, mas nenhuma providência é tomada. “Senhor sou estagiário na Terra e tudo o que tenho oportunidade de aprender e fazer é contribuição valiosa, para as experiências a que me destinas”.

Pai teu fostes tão bom, deste-nos inteligência, livre-arbítrio e instinto, porém só agimos com violência contra nossos irmãos. Ajudai-nos senhor, dá-nos o precioso bem que nos falta. Ajuda-nos a imantar a espiritualidade já estamos cansados da materialidade que nos domina. Queremos mudar a nossa personalidade e transformar a feição do mundo. Sabemos de que tudo depende de nós, mas como somos fracos fortalece o nosso Espírito. Sejamos fortes e não tenhamos indiscrição. Sabemos que o fortalecimento da alma e do espírito está nas preces e orações, mas por que somos tão incessíveis a estes remédios? A culpa é nossa temos que mudar, se não o fim será trágico.



ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE E DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES (UBT)
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


Clima De Carnaval

Carnaval, "festa Popular?".

Carnaval Recife E Olinda: A Festa Do Povo

Conheça Os Sintomas Da Gripe H1n1

Depois Do Carnaval

“o Importante É Ser Fevereiro”

História E Origem Do Carnaval