Efésios 6:12 Será que estamos fugindo dessa luta?



Efésios 6:12 – Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim contra principados e potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Sabemos que Jesus já derrotou satanás, quando morreu na cruz, conforme a Palavra em Apocalipse 12:11 “Eles o venceram pelo sangue do cordeiro...”, e que atualmente a batalha de satanás é contra nós, filhos de Deus, conforme a Palavra em Apocalipse 12:12 “ ... mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês...”. Existem, principalmente, dois tipos de luta que travamos contra esse inimigo. A luta pessoal, onde satanás nos ataca diretamente, e a luta impessoal, onde satanás ataca nossos irmãos. Nós, que aceitamos Jesus como único e fiel salvador temos condições de lutar, pois Jesus está no comando e nossa vitória está assegurada. Mas, nossos irmãos que ainda não aceitaram a Jesus, estão em completa desvantagem, totalmente desprotegidos dos ataques do inimigo.

Deus quer todos sejamos salvos e se alegra com isso. Sua Palavra nos confirma isso em Lucas 15:10 “ Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Deus nos ama de tal forma e intensidade que quer, por todos os meios, nos dar a condição de sermos salvos, porque conhece e sabe o que nos espera nos céus. Em 1 João 3.2 temos a idéia do que seja estar nos céus: “Amados, agora que somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois veremos como Ele é”. Da mesma forma, Deus sabe o que espera por aqueles que se perdem e estarão no inferno. Em Mateus 22:13 diz a Palavra do Senhor: “ Então o rei disse aos que serviam: amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.”

Como nossa luta pessoal já está ganha, vamos falar de nossa luta em favor de nossos ir-mãos, que ainda não aceitaram Jesus e não alcançaram a salvação. Jesus nos deixou uma missão, conforme sua Palavra em Atos dos Apóstolos 1:8 “mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Isso nos dá a responsabilidade sobre a salvação sobre todo aquele que pratica a iniqüidade, e sabemos que devemos obediência ao Senhor, conforme Salmos 119:17 “Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça a Tua Palavra”. Deus conta conosco para a realização dessa sua obra.

O inimigo sabe que o tempo urge para ele, conforme a Palavra em Apocalipse 12:12 “ ... ele (satanás) está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo”. A vinda de Jesus está próxima, e satanás está perdendo todos os cuidados que tinha em disfarçar sua atividade aqui na terra. Tem mostrado claramente suas intenções, que é matar, roubar e destruir, pois sabe estar próximo seu fim. Sabe, também, que Deus cuida dos seus filhos e que Ele está procurando a salvação de todos quantos puder. Então, atualmente, quais as maneiras usadas por satanás para impedir a salvação dos que praticam a iniqüidade? Uma das maneiras é impedindo que a Palavra cheque até eles. E de que maneira? Impedindo que ouçam a Palavra de Deus, seja matando-os ou isolando-os através de governos que impedem o acesso de missionários. Veja em Hebreus 9:27 “ da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. Assim, se um ímpio morrer sem conhecer que Jesus foi oferecido em sacrifício uma única vez para tirar os pecados de muitos, será julgado pela sua iniqüidade.
Sabedor disso, satanás tem impedido a acesso do maior número de pessoas à Palavra de Deus. Uma quantidade enorme de vidas está sendo ceifada abruptamente. Tivemos, em 22 de Maio de 1.960 um tsunami no Chile que matou aproximadamente 250.000 pessoas; em 26 de Dezembro 2.004 ocorreu um tsunami no oceano Indico que matou 285.000 pessoas. O caso mais recente de perdas incontáveis de vidas é o terremoto do Haiti. O inimigo sabe do amor que Jesus tem pelas crianças, conforme Mateus19:14 “Então disse Jesus: deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. Porisso, estamos vendo constantemente no noticiário de TV a quantidade enorme de crianças sendo mortas ou abandonadas pelos pais. Um caso recente é a da mãe que, aparentemente cuidadosa com seu filho, jogou-o contra a parede alegando ao delegado que um homem de preto apareceu a ela e mandou que ela o matasse. Quantas vidas se perderam antes que tivessem a oportunidade de ouvir uma Palavra de salvação e que terão de enfrentar uma vida eterna de choro e ranger de dentes?

Outra maneira que satanás usa é desviar a atenção da igreja. Temos visto, incessante-mente, testemunhos tipo “antes, não tinha nada e agora que me “converti” consegui abrir uma empresa próspera, tenho casa, empregada e carro importado, um pra mim e outro para minha esposa”. Ou então; “venha que você será curado de seus males”. Será essa a rocha em que está alicerçada a igreja atual? Será que satanás está desviando a atenção das igrejas para objetivos que não sejam levar a Palavra de Deus a todos aqueles que dela necessitam? A cura de nossos males e prosperidade faz parte dos planos de Deus para nós, conforme Sua vontade, mas antes devemos buscar o reino de Deus e sua justiça. E pelo que posso entender, devemos ser testemunhas da Salvação que Deus quer para nossas vidas. Ele determinou que Jesus morresse na cruz pela nossa salvação e não pela nossa prosperidade financeira.

Essa também é nossa luta contra os principados e potestades. Não é só nos defendermos, mas também defendermos nossos irmãos dos ataques do inimigo. É nossa responsabilidade levar a Palavra de Deus a todas as nações e será que temos cumprido essa vontade do Senhor? Tem sido esse o objetivo da igreja atual? Ou será que estamos preocupados em conseguir bens materiais, como tem sido apregoado incessantemente pela mídia. Temos visto testemunhos tipo “antes, não tinha nada e agora que me “converti” consegui abrir uma empresa próspera, tenho casa, empregada e carro importado, um pra mim e outro para minha esposa”. Ou então; “venha que você será curado de seus males”. Será essa a rocha em que está alicerçada a igreja atual? Será que satanás está desviando a atenção das igrejas para objetivos que não sejam levar a Palavra de Deus à todos aqueles que dela necessitam? A cura de nossos males e prosperidade faz parte dos planos de Deus para nós, mas antes devemos buscar o reino de Deus e sua justiça. E pelo que posso entender, devemos ser testemunhas da Salvação que Deus quer para nossas vidas. Ele mandou que Jesus morresse na cruz pela nossa salvação e não pela nossa prosperidade financeira.

Em Ezequiel 3:16 a 21 a Palavra diz: “Ao fim dos sete dias a Palavra do Senhor veio a mim: Filho do homem, disse ele, eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência. Quando Eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falara para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para Mim você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre dessa culpa. Da mesma forma, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e Eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu, ele morrerá. Um vez que você não o advertiu, ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para Mim, porém, você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá porque aceitou a advertência, e você estará livre dessa culpa.

Nós também somos sentinelas, e sentinela cuida para que nenhum inimigo se aproxime e tome a fortaleza, pois dentro da fortaleza moram nossos irmãos, sejam eles ímpios ou justos. Devemos amar e cuidar de todos, independente de qualquer raça ou credo. Se nós formos unidos, um só corpo, uma só alma, um só espirito, e ainda mais tendo a frente o poder vindo pelo Espirito Santo de Deus sobre nossas vidas, seremos invencíveis nessa luta. Quando nos erguemos de nossos assentos na igreja ao findar o culto, nossa luta pessoal foi travada, nossa fé foi fortalecida, nossa aliança com Deus foi renovada. Mas ao sairmos pelas portas, existe lá fora uma multidão que precisa de nossa ajuda, que precisa saber que Jesus ama a todas as criaturas e que todos têm direito a salvação.

Lembre-se, o céu paralisa suas atividades para se rejubilar em festa a cada alma que conseguiu a salvação. Cabe a nós deixar os céus constantemente em festa. Vamos encher os céus e esvaziar o inferno.
Autor: Luis Eduardo Maran


Artigos Relacionados


Morte

Acredite! Você é Importante Para Deus

Entra Na Minha Casa, Jesus

Quais São Os Benefícios Da Cruz ?

Ezequiel 2 - Com Ezequiel, Chamados à Falar Com Rebeldes

Passos Para Salvação

Quem Nos Separará Do Amor De Cristo