O CRACK E A EDUCAÇÃO



O CRACK E A EDUCAÇÃO


O problema do crack tem assolado nossas famílias e tem deixado a sociedade em polvorosa diante do problema e diante das poucas ações que deveriam ser travadas pelo Poder Público em relação ao problema. A situação em questão atinge frontalmente os jovens que ao mergulharem no vício terão em pouco tempo a vida ceifada pelos efeitos da droga ou pela violência associada ao tráfico e ao processo de geração de marginalidade ou inserção no mundo do crime. A constatação imediata de que o problema tem de ser enfrentado pelo Poder Público e pela sociedade é iminente, pois é urgente que sejam tomadas providências fortes que estão relacionadas com a própria estrutura da sociedade.
Tratar a questão com medidas meramente coercitivas ou repressivas certamente não conseguirão mudar o estado de coisas, pois é preciso mudar a estrutura social de nosso país para tentar salvar nossas crianças do vício. É público e notório que a Educação é uma das soluções mais fortes para resolução do problema, pois a permanência na Escola livrará certamente muitas crianças das garras deste terror que hoje tem sido um modo forte de destruição das famílias e dos jovens em geral. É preciso ver o problema de frente e encara – lo como epidemia para criar força – tarefa de enfrentamento a partir da geração de um ambiente de educação que terá um caráter forte de prevenção e erradicação.
A Escola tem de se tornar mais atrativa que a droga e tem de ocupar nossas crianças na geração de valores que certamente os afastarão desse mal que tem corroído nossa sociedade e destruído muitas pessoas com futuro que poderia ser brilhante. Investir na Educação é antes de ser uma tarefa constitucional se constitui numa atitude responsável, coerente e compromissada de todo gestor que precisa ter compromisso com a sociedade em que vive e com a geração de um mundo digno para todos.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Drogas

A Geração Da Violência

A Sociedade E A EducaÇÃo De Qualidade

Juventude E QuestÕes Ambientais

Trabalho Infantil No Brasil

Postura Dos Educadores Na Luta Por Um Mundo Melhor

Crack: O Abismo Para Pobres Ou Ricos