Marketing Multinível: Você Já Ouviu Falar?



Com certeza você já ouviu falar do termo Marketing Multinível ou Marketing de Rede. Mas você sabe realmente o que significa esse termo?
Marketing significa simplesmente fazer com que um produto passe do fabricante ao consumidor. O Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos. De acordo com Will Marks no seu livro Marketing de Rede: O guia definitivo do MLM, “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Para entender melhor, Imagine que você é um fabricante que possui um produto que não se adequa aos canais convencionais de varejo, e por isso você contrata representantes de vendas para vender seu produto diretamente ao consumidor.

As vendas estão boas, mas o crescimento da sua base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas. Como encontrar mais força de vendas de qualidade? Seu pessoal de vendas atual tem amigos, familiares ou clientes satisfeitos que gostariam de uma renda adicional. Você solicita a seu pessoal de vendas que recomendem alguns. Você não consegue muitas recomendações porque seu pessoal de vendas está ocupado vendendo e não quer ser incomodado. Você decide oferecer um prêmio para cada recomendação. Seu pessoal de vendas está excitado pela sua oferta de premiação e então você consegue uma boa quantidade de recomendações e novos empregados. Alguns são eficazes e outros nem tanto. Como recompensar os vendedores que recrutam os mais talentosos? E como treinar este novo pessoal? Você decide basear a recompensa no desempenho e recompensa um vendedor que recruta um novo vendedor pagando uma comissão sobre o que este novo vendedor vende. Isto dá ao seu atual time de vendedores um incentivo para encontrar bons profissionais e treiná-los tanto quanto possível sobre o seu negócio. Por exemplo, seu vendedor, André, recruta e treina Paula e Francisco. Paula recruta e treina Andréia e Pedro. Francisco recruta e treina vários de seus amigos. Uma "rede" de vendedores está se formando. Você simplesmente moveu-se das vendas diretas para uma rede de múltiplos níveis ou marketing de rede. Você está pagando as pessoas pelo que elas vendem e também pelos esforços de recrutamento e treinamento que estão criando seu negócio.

Você pode caminhar um passo adiante. Você permite que seus vendedores se tornem negócios independentes. Não existem mais empregados. Você vende a eles seu produto a um preço por atacado e permite que eles vendam a um preço de varejo maior. Eles concordam em seguir a política de sua empresa, mas são empreendimentos independentes. E você, como fabricante, tem um volume e força de vendas em constante expansão.

Basicamente esse é o funcionamento do Marketing Multinível. Esse post permitiu que você conhecesse um pouco mais do Marketing Multinível, mas este é um tema bem amplo. Em breve você terá outros tópicos sobre o assunto. Para ver um vídeo que ilustra mais o assunto entre no meu blog

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Até o próximo post
Abraços
Rodrigo Salazar
Autor: Rodrigo Salazar


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