EDUCAÇÃO: O DESPREZO INCOMODA



Hoje é extremamente triste verificar que governos em via de regra se aproveitam do discurso e das mazelas do sistema educacional para chegar ao poder e quando lá estão não procuram resolver o problema por uma simples forma de governar administrando a crise do sistema capitalista. Grande parte de nossos governos tem tratado a educação de forma desrespeitosa que acaba caracterizando uma situação de penúria em escolas e de desesperança aos principais atores do processo educativo: Professores e Alunos. Como podemos ter educadores satisfeitos e certos de uma ação no momento em que a dignidade da profissão é vilipendiada de forma agressiva e completamente deslocada do real sentido do papel do Estado que seria a garantia do bem comum? Como podemos ter alunos eficientes se lhes são negadas as condições mínimas para que o processo de aprendizado ocorra de forma eficiente?
O Brasil é um país de grandes dimensões e de demografia muito elevada onde temos vários problemas sociais que são decorrentes do processo de exclusão social e da negação cada vez mais intensa de mecanismos para mudar a realidade perversa da vida de nosso povo. No contexto atual sabemos que a educação está cada vez mais provando a falta de responsabilidade de nossos governantes e de investimentos mais consideráveis na construção de uma educação de qualidade. As Escolas em sua maioria têm mazelas fortes que acabam expulsando alunos, dando má qualidade de formação e gerando sistemas educacionais deslocados de um processo de construção de conhecimento que gere espírito crítico, formação eficiente e qualidade no processo de aprendizado. Nossos gestores precisam entender que a solução para a maioria dos problemas de nosso povo está na educação que proporciona crescimento intelectual e minimização do processo de geração de pobreza, segregação e degradação social.
Não podemos entender o porquê de tanto marasmo e desinteresse na geração de educação de qualidade, pois o mundo econômico do atual processo de globalização precisa claramente de indivíduos criativos, geradores de conhecimento autônomos e preparados para o avanço tecnológico em meio a uma globalização intensa e crescente. No contexto do mundo atual e de uma revolução científica e tecnológica precisamos de pessoas que estejam preparados para tal processo e a educação é a solução mais plausível e forte. Os investimentos em educação não devem ser encarados como despesas ou gastos públicos, mas precisam fazer parte de um compromisso de gestão que vai ser vital para o crescimento da nação e para a fortaleza da organização política de cada país. No mundo moderno sabemos que a educação tem importância vital para o crescimento e desenvolvimento de cada país no contexto de um desenvolvimento que atinja a todos indistintamente.
As políticas públicas de hoje precisam ser repensadas pois é claro que em meio ao processo de crescimento do país a educação figura como elemento principal no contexto de um povo que pode criar , crescer e desenvolver riqueza para o bem de todos. A mentalidade de nossos governantes tem de mudar e suas prioridades têm de ser invertidas para garantir ao povo uma situação educacional pautada na qualidade. Os gestores públicos têm de pensar urgentemente que não é apenas a economia que se configura como elemento de importância na cadeia de crescimento, mas é vital promover o desenvolvimento do capital social em cada unidade de nossa Federação.
A situação em que se encontra a educação brasileira prova que há uma lógica perversa na maneira de governar de nossos gestores que acabam promovendo a alienação para se perpetuarem no poder através da geração de pessoas desprovidas de conhecimento que é vital para a agregação e para o questionamento do poder estabelecido. Talvez seja por isso que nossos governos não procuram melhorar a educação , pois o perigo de uma população que pensa e age é perigoso para a perpetuação no poder de grupos oligárquicos e clientelistas. A situação da vida política marcada pela corrupção, pela indiferença e pela geração de grupos políticos que são cada vez presentes em nossa história política e que visam exclusivamente benefício próprio.
A Sociedade deve expurgar do Poder grupos políticos que desprezam a educação e não investem no seu desenvolvimento, pois a Educação de qualidade deve ser uma meta exigida por todos grupos sociais que hoje estão presentes em nossa sociedade. A educação é sim a solução para grande parte das mazelas do mundo de hoje, pois povo educado é povo que cresce e cria modelos de desenvolvimento e de redução dos problema que o povo vem enfrentando no seu dia – a – dia . É preciso que a população desenvolva uma atitude constante de cobrança das demandas sociais de governo onde a educação seja a principal de suas ações para um mundo melhor , mais justo e menos desigual.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


EducaÇÃo E GestÃo PÚblica

O Fim Da EducaÇÃo No Brasil

Fingimos Que Ensinamos?

A Sociedade E A EducaÇÃo De Qualidade

EducaÇÂo: As MudanÇas NecessÁrias Para Que Ela AconteÇa.

Postura Dos Educadores Na Luta Por Um Mundo Melhor

A EducaÇÃo E Seus Problemas - Para AlÉm Dos Discursos