BATALHA DESTEMIDA DAS MULHERES



E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27)
Há quem diga que nós mulheres somos o sexo frágil. Na minha concepção essa definição de mulher não corresponde com a realidade. As mulheres são obras-primas de qualidade inestimável, pois Deus quando criou-as, criou a sua imagem e semelhança conforme verso bíblico mencionado supra. E como pode um ser que foi criado à imagem e semelhança de Deus ser frágil?

A mulher tem capacidade de administrar, executar, delegar e cobrar os afazeres pertinentes a ela. Desempenham o papel primordial na família que é edificar o lar. Se a mulher for tola destrói, e se for sábia edifica o lar. Isto implica dizer que o sucesso da família depende da sabedoria da mulher.

Importante frisar que, o dia criado para comemorar o dia da mulher surgiu devido às constantes manifestações das mulheres por condições melhores de trabalho. E esta foi proposta no inicio do século XX no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria.

Um dos protestos que merecem destaque na historia foi o de 1908 em Nova York, onde 15.000,00 mulheres marcharam pelas ruas da cidade exigindo melhores condições no trabalho como a redução da carga horária, melhor salário e o direito ao voto. Em decorrência deste acontecimento, em 28 de fevereiro de 1909 foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher nos Estados Unidos da América.

A socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de um dia Internacional da Mulher, que foi aprovada em 1910 na 1ª Conferência Internacional das mulheres em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista. No ano seguinte à Conferência, no dia 19 de março foi comemorado o primeiro Dia Internacional das mulheres na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Seis dias depois à comemoração supra, ocorreu um grande incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist que mataram 146 trabalhadoras, a maioria costureiras. O fato ocorreu devido às péssimas condições de segurança do edifício. Este sinistro incendiário foi o considerado o pior da história de Nova York até 11 de setembro de 2001. Para a socióloga brasileira Eva Blay este foi o marco que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

A mulher tem lutado pelo reconhecimento do seu espaço e de sua importância na sociedade ao longo dos anos. Já conquistaram diversas vitórias e derrubaram inúmeras barreiras. Sendo que hodiernamente, mulheres comandam grandes empresas, sendo empresárias, administradoras, advogadas, juízas, motoristas de ônibus/táxi’s... Enfim, com muita garra, força e determinação, conseguiram mostrar ao mundo que além de boas esposas, mães, donas de casa, podem ser excelentes profissionais no mercado de trabalho.

Estudiosos, cientistas e psicólogos têm admitido que em determinadas funções de chefia, a mulher é melhor que o homem, vez que ela é dedicada, organizada, sabe ouvir/aconselhar funcionários, utiliza a emoção (coração) e a razão nas decisões importantes da empresa.

Outro ponto que merece destaque é o fato da mulher ser “multidirecionada”, ou seja, tem uma visão ampla da vida e consegue executar várias atividades ao mesmo tempo e todas muito bem executadas, já o homem é “unidirecionado” executa uma atividade por vez.

Porém isto não quer dizer que a mulher atingiu o ápice, existe ainda localidades que o preconceito contra a mulher é exteriorizado fortemente. E a meu ver o dia Internacional da mulher, deveria ser um dia de batalha/luta por mais conquistas. A mídia deveria divulgar os preconceitos sofridos pela mulher e conscientizar a população ao anti-preconceito, tal divulgação ajudaria minimizar as injustiças a que as mulheres são submetidas.

Infelizmente esse dia tornou-se um dia de comércio, onde a mídia aproveita para lucrar, vender as mercadorias do estoque e “engordar” a conta bancária.
É com muito pesar que afirmo ser esta a única preocupação da mídia: oportunidade para girar maior quantidade de dinheiro na praça!

Não deixaremos que nada disso ofusquem esse dia, portanto mulheres PARABÉNS pela batalha com determinação, garra, compromisso, força, coragem, compreensão, sensibilidade, amor, carinho, beleza, gratidão... Enfim... por ser MULHER GUERREIRA e não desistir de seguir adiante na caminhada da vida!
Autor: Élida Pereira Jerônimo


Artigos Relacionados


O Dia Internacional Da Mulher

Dia Internacional Da Mulher

Maria Da Penha (mulher Persistente)

Mulher Ii

A EssÊncia Da Mulher Em Nossas Vidas...

Mulher - 8 De Março, Dia Internacional Da Mulher

Deus E A FamÍlia