A CONTABILIDADE INFORMATIZADA



O presente trabalho tem como objetivo levantar a importância da contabilidade informatizada, fazendo uma abordagem ampla, que vai desde o seu surgimento quando o contador era chamado de aguada livros até a legalização da profissão em 1946 no Brasil.
A contabilidade é tão antiga quanto à humanidade, existe deste os tempos primitivos onde de forma rústica eram registrados os bens para ter um controle lógico, ex: quando um pastor assimilava uma pedrinha para cada ovelha que ele tinha, assim poderia ter um controle quantitativo de seu rebanho. Mais com o passar dos tempos a humanidade foi evoluindo e as formas de registros contábeis foram se aprimorando, mais precisamente no século XV na Itália o frei Luca Pacioli conhecido como o pai da contabilidade moderna escreveu um livro chamado “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità” na qual tinha um capitulo que falava da contabilidade de dupla entrada, conhecido como “método veneziano” ou método das partilhas dobradas.
Já no Brasil a contabilidade foi legalizada com o Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, na qual estabelece as atribuições dos profissionais de Contabilidade. Mais mesmo assim a contabilidade era feita de forma arcaica já que as tecnologias dos micros computadores não existiam, sendo que os registros contábeis eram feitos em livros na qual o contador registrava toda movimentação econômica de seu cliente, que ia desde mercadorias para consumo até escravos.
Mais já no século XX onde os ocorreu um grande avanço dos micros computadores e o mercado exigia grande agilidade nas atividades contábeis e administrativas, os escritórios de contabilidade passaram a se utilizar de computadores para registrar a movimentação econômica de seus clientes. Utilizando-se de mecanismos de softwares para ter uma precisão maior nos cálculos aritméticos para prestação de contas com os órgãos do governo, sócios, bancos etc. Hoje em dia não tem como a contabilidade se livrar da informática, já que foi o método mais pratico para a realização de registros contábeis, sem mencionar que é o método mais seguro contra possíveis fraudes que venham ocorrem no ato da atividade contábil, pois hoje a interação da informática com a contabilidade e os órgãos fiscalizadores do governo está totalmente integrada através da rede mundial de computadores (internet) que foi outro mecanismo que vem auxiliando no processamento de dados e na transmissão de informação que é de grande importância para essa atividade, não podemos deixar de lembrar que todos esses mecanismos modernos da contabilidade esta totalmente ligada com o sistema tributário estabelecido pelo estado.
A evolução do profissional contábil, com a utilização da Informática, possibilitou que este trabalhasse de forma mais participativa com seus pares (usuários ou outros profissionais) envolvidos no processo de informação, através dos sistemas de comunicação atualmente existentes.
Observa-se que os avanços tecnológicos deram grande contribuição para que os profissionais repensassem em sua forma de trabalhar, utilizando-se desses benefícios trazidos pela era virtual.
Autor: Moésio Saraiva dos Santos


Artigos Relacionados


O Que é Contabilidade?

Auditores Independentes

Contabilidade Aplicada: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Industrial

O Dia 25 De Abril

Teoria E Prática Contábil: Antagônicas Ou Complementares?

Os Desafios Do Novo Modelo De Contabilidade Aplicada Ao Setor PÚblico

A Contabilidade Atual