Quem Compre e Vende Voto.



QUEM COMPRA E VENDE VOTO É CRIMINOSO



Como é sabido por todos comprar voto é caracterizado crime eleitoral, segundo o código eleitoral brasileiro, o que não é muito explanado e pouco sabido pela população em geral é, que quem vende voto também incorre em crime, previsto no mesmo artigo acima citado, já que este esta deixando de votar e cumprir assim com sua obrigação de cidadão de bem, para adquirir vantagens para si só ou para outrem, pois esse sabendo que nessa época eleitoral onde os candidatos estão a caça de votos a qualquer preço, e sempre tem aqueles mais espertinhos ou corruptos que usam de todos os meios lícitos e ilícitos para se elegerem, mesmo comprando voto e sabendo que estão cometendo um crime previsto em lei, e por isso podem pagar muito caro. Aliás, nunca se romperá o ciclo "compra-venda" de votos se o eleitor não compreender que não é apenas vítima da corrupção do candidato, é, isto sim pelo menos, conivente, quando não autor de um crime também. E esse crime esta previsto no artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro e reza que:
“ Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar o voto e para conseguir ou prometer abstenção ou nada que a oferta não seja certa” (pena de reclusão de 4 anos e pagamento de 5 a 15 dias de multa)
E devemos lembrar que a democracia não se resume as eleições. A democracia é o exercício cotidiano da construção da cidadania. Cada dia, toda hora, em todos os momentos devemos estar defendendo o bem comum, zelando pela honesta e justa aplicação dos recursos públicos e participando ativamente dos movimentos populares que são, estes sim, os verdadeiros motores de construção de uma democracia real e concreta. Creio que devemos formar Comitês de Acompanhamento dos mandatos públicos. Cobrar as promessas de campanha. Fiscalizar e monitorar as votações nas câmaras de vereadores. E que estas promessas não ultrapassem os meios lícitos e que não venham a ferir a honra e honestidade de um povo, e não deixar que com essas promessas os políticos desonestos que querem apenas enriquecer na política, ou aqueles que estão a serviço dos mais ricos e precisam assim convencer a maioria dos mais pobres a votar neles. E isso é conseguido principalmente com a famosa compra de voto, e essa compra é feita de forma disfarçada, onde o político pede o voto e em troca dá ou promete dinheiro, um cargo publico, cesta básica, e etc....
Normalmente são esses políticos que gastam mais na campanha do que a soma dos salários que vai receber por esse cargo, mais que depois certamente tem de onde tirar ou desviar essa quantia e muito mais. E por isso que nessa época eleitoral temos uma importante missão, participar das eleições; radicalizar nossa proposta popular e democrática; ajudar a eleger bons candidatos e depois acompanhar seus mandatos; denunciar os corruptos, ladrões e compradores de votos... Depois das eleições devemos cobrar, acompanhar, organizar e mobilizar a população... Mas é preciso um passo maior. Devemos continuar sonhando acordados com construção de uma sociedade justa e políticos mais honestos, e só assim poderemos dizer que vivemos em um país democrático. O que se pretende é defender a aplicação de um instituto já existente na tentativa de fazer com que todo cidadão participe como senhor de sua história no processo eleitoral e não como mero espectador ou vítima dos candidatos.
Autor: ginomar lourenço dos santos


Artigos Relacionados


Corrupção, Somos Vítimas Ou Cúmplices?

EleiÇÕes 2008 - Valorize Seu Voto

Investir Na EducaÇÃo É O 1º Passo Para Renovar O Quadro Politico Brasileiro

Compra De Votos

O Novo Eleitor Brasileiro

Artigo: A Oab E O Fim Do Voto De Legenda

Demôniocracia