EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: ONDE ESTÁ A RELAÇÃO



Temos visto vários casos de violência provocados por jovens e adolescente e à nossa mente vem várias perguntas que tem muito a ver com o questionamento da família, dos gestores públicos , da sociedade e , principalmente da educação que vem sendo dada a estes que hoje estão no mundo do crime e da marginalidade. É claro que a educação tem uma relação direta com tal problema, pois a maioria dos jovens em conflito com a lei foi excluída da escola e não têm a base familiar para um processo educativo que os leve a discernir os caminhos do bem e do mal nem tem nenhum tipo de apoio no processo de construção sólida de uma formação que seja pautados numa lógica de construção de valores éticos que precisam ser desenvolvidos e /ou aprimorados no ambiente escolar.
A gravidade da situação nos remete a um questionamento da educação que vem sendo praticada em nossas escolas e o fato de que o mundo da criminalidade e do lado perverso da sociedade tem mais atrações do que a escola. O que está havendo com nossa sociedade? Por que nossas escolas não estão desenvolvendo formas de manter os jovens no seu ambiente? Por que o ensino não suscita a vontade de crescer , de melhorar de vida , de ser gente? Questões como estas precisam ser debatidas, aprofundadas e cada vez mais discutidas no processo de entendimento da escola e de seu papel perante a sociedade. É preciso criar urgentemente mecanismos de geração de prazer no meio escolar e buscar apoio dos outros setores da sociedade no sentido de enaltecer o valor de educar e formar o caráter.
Podemos notar claramente que a maioria dos que acabam enveredando para o mundo do crime ou para os efeitos da violência estão claramente desprovidos de uma boa base familiar e de um bom processo educativo. O contexto da sociedade atual marcada pelo pragmatismo, pelo imediatismo e pela negação de valores acabam influenciando idéias errôneas em nossa sociedade que acabam levando nossos jovens ao vício tanto ilícito quanto lícito que são passos iniciais para o processo de geração de violência e criminalidade. É vital que haja um processo de melhoria do processo educativo como um todo onde o papel do educador seja enaltecido e cada vez mais valorizado na sociedade que precisa urgentemente inverter a lógica do poder econômico em busca da verdadeira qualidade de vida.

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA – PROFESSOR
RUA ANTÔNIO MARTINS, 777 – RODOLFO TEÓFILO
FORTALEZA – CEARÁ

E – MAIL: [email protected]
ACESSE NOSSO BLOG aprendizesdanatureza.blogspot.com
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


O Crack E A EducaÇÃo

EducaÇÃo: O Desprezo Incomoda

Como A EducaÇÃo Pode Dar Certo

Educar Para A Cidadania

Por Que Poucos Querem Ser Professores?

HÁ Prazeres Na EducaÇÃo

Por Uma EducaÇÃo Que Estimule A Felicidade Nativa Dos Jovens