Escatologia: Últimos momentos da humanidade



A maioria das pessoas têm medo ou receio de ler o livro do Apocalipse, o último livro da bíblia sagrada. Mas neste livro estão contidas todas as estapas dos acontecimentos que culminam o apogeu da era humana.

A escatologia é o estudo das últimas coisas, a etimologia da palavra escatologia vêm do grego "escatos" último e "logia" estudo, portanto escatologia significa o estudo das últimas coisas ou o desfecho da história da humanidade.

A bíblia é um livro aparentemente como os outros livros encontrados em bibliotecas e livrarias, ele é composto por várias histórias, têm personagens, têm início, meio e fim, têm histórias tristes, alegres, aventura, mistério, amor, paixão, suspense e até terror. Mas quando é observada de uma maneira diferente, quando é apreciada, daí se têm a verdadeira história da bíblia, que é a história da redenção humana.

Quando Deus criou o homem e a mulher, Ele tinha um plano onde sua obra prima, ou seja, a criação do ser humano e de todo o universo, viveriam nma terra perfeita, sem pecado, um mundo de inocência, onde o fator principal era a comunhão direta com Deus. Mas o Diabo ou Lúcifer (que significa anjo de luz) interferiou no plano de Deus, seduzindo o homem e a mulher a experimentarem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal no qual Deus havia proibido de comer, dizendo que se comessem do fruto, eles seriam iguais à Deus, então eles comeram e foram sentenciados à morte pois outrora eles não iriam morrer devido ao fruto da árvore da vida que também estava no jardim do Éden, daí então foram expulsos do jardim o homem e a mulher.

Com todos esses acontecimentos deu-se então o novo plano de Deus intitulado "O plano da redenção humana", pois a humanidade necessitava ser redimida pela sua transgerssão, então Deus no livro de João 3:16 diz assim:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Jesus veio ao mundo e morreu por todos nós inclusive por Adão e Eva pois no livro de Gênesis diz que da semente da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente (o diabo), então se deu a história de Jesus Cristo.

Este então é o valor principal da história bíblica, uma outra história paralela a esta é a história da redenção humana, como já foi comentado e ao longo dos livros da bíblia, profecias foram sendo cumpridas e outras ainda não se cumpriram que no caso o arrebatamento da igreja de Cristo, onde todos aqueles que aceitaram a Cristo como seu salvador irão ser arrebatados e se encontrarão com Jesus Cristo nos ares e irão participar das bodas do cordeiro (A festa preparada para a noiva de Cristo).

Decida-se hoje amigo, o plano de Deus é esse, pare e reflita em toda sua vida, tome a decisão correta, a melhor resposta é Jesus Cristo, somente Ele pode mudar qualquer situação em sua vida, pois Ele foi capaz de morrer por você, mesmo sendo pecador.

Pr. Gladiston C. Maciel
Autor: Cristielen Maciel


Artigos Relacionados


Nem Tudo Está Perdido, Ainda Há Esperança!

Quatro Leis Espirituais

A ReligiÃo BÍblica

Substituição

O Que Preciso Fazer Para Ser Salvo?

Pregar A Palavra

Sete Verdades Fundamentais Sobre A Salvação