Cárie Dental



O que é a cárie?
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Sua causa está relacionada a uma fina camada de placa bacteriana cariogênica que se adere aos dentes, e que se nutre de uma dieta inadequada e higiene bucal deficiente.

Quando os alimentos que contém carboidratos entram em contato com a placa bacteriana, as bactérias metabolizam o açucar contido nele, formando ácidos. Esses ácidos serão responsáveis em dissolver os minerais do dente, provocando a deterioração do dente. A cárie é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental.

Fases do desenvolvimento da cárie
Placa bacteriana: fina camada bacteriana cariogênica que se adere aos dentes e que cresce com o consumo de alimentos, especialmente os que têm açúcar;
Cárie incipiente: surge no início da cárie, antes do desenvolvimento de um cavidade. Sua característica é uma mancha branca na superfície do dente. A cárie nesta fase pode ser remineralizada sem restauração;
Cárie de esmalte: há presente uma pequena cavidade atingindo somente o esmalte do dente. Nesta fase, a cárie não provoca nenhuma dor;
Cárie de dentina: com a ampliação da cavidade formada no esmalte, a lesão atinge a dentina. Nesta fase, pode-se ocorrer dor;
Infecção pulpar/abscesso: com a evolução da deterioração do dente, a cárie atinge a polpa do dente. Nesta fase, é comum a existência de muita dor. Pode-se surgir abscessos (bolsas de pus) no tecido ósseo, abaixo da raiz do dente. O tratamento para esta fase é o tramamento de canal, com a restauração do dente.

Como eu sei se estou com uma cárie?
Para a identificação das lesões de cárie, exige-se que o paciente procure um local bastante iluminado, faça um boa higiene dos dente e com um espelho, por meio da visão direta dos dentes, deve procurar alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras) e entre os dentes. É possível que as lesões de cárie se desenvolvam embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las. Porém, é recomendado ao paciente sempre fazer o auto-exame de seus dentes e boca.

Em uma fase mais avançado da cárie, as manchas podem evoluir para cavidades e os sintomas já começam a aparecer: dor quando mastigamos alimentos doces ou quando bebemos algo quente ou gelado, causando desconforto e mau hálito. O fio dental pode auxiliar o paciente no exame das superfícies entre os dentes, pois o fato do fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser um sinal de lesão de cárie.

Como nem sempre é possível, no auto-exame, detectar a presença da cárie, a melhor maneira de identificá-las e tratá-las, antes que se tornem sérias, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.
Autor: LR Campos


Artigos Relacionados


Desvitalização

Dor De Dente

Dor De Dente?

A Placa Bacteriana

O Que é Gengivite?

Dicas Sobre A Dentição Do Seu Bebê - Toda Mãe Precisa Saber!

É Normal Haver Sangramento Gengival Com O Uso Do Fio Dental?