Qual será o futuro das tradicionais bandas civis?



A história das bandas é cercada de muito fascínio e importância , as bandas militares desde a antiguidade tinham muita valia nas forças armadas, como meio de comunicação nos campos de batalha e também com o intuiuto de elevar a moral das tropas.
Na própria bíblia existem relatos da musica nos campos de batalha como no livro de Josué, que narra a derrubada dos muros de Jericó com o som das trombetas dos soldados.
“No livro’’Libro della arte della guerra” de Nicolau Maquiavel, ele orientava que os oficiais dessem os comandos no campo de batalha através dos sons dos trompetes que poderiam ser ouvidos a quilômetros de distancia.
O imperador francês Napoleão Bonaparte achava o uso das bandas indispensáveis em campo de batalha.
Depois desta breve volta ao tempo podemos constatar que a importância da musica das bandas foi essencial na história da humanidade. Mas e hoje , como são vistas essas formas de manifestação musical , será que elas ainda tem a mesma importância de antigamente?
Na atualidade brasileira, ainda felizmente existem muitas bandas militares, tanto no exercito, na marinha, aeronáutica, bombeiros,policia militar entre outras.
Mas e as bandas civis, as famosas bandinhas marciais , que evoluíram dessas outras bandas, que futuro elas terão visto que a cada dia estão desaparecendo, mas o motivo desse desaparecimento talvez seja a evolução na musica brasileira, com novos estilos surgindo todos os dias , novas musicas, novos instrumentos,deixando as musicas das bandas civis um tanto ‘antiquadas’’ para esses ‘’novos tempos’’ musicais. Os jovens não se interessam mais em participar desse movimento musical, uma grande realidade é que muitos jovens músicos apenas participam das bandas para adquirirem certo conhecimento musical para depois usá-los em outras áreas, mas isso não é errado é o caminho certo, espalhar a musica para outros horizontes, o errado é não participar na divulgação da continuidade dessa tradição, por eles acabarem se esquecendo de suas origens.
Mesmo assim no esforço dessa tradição não morrer existem muitas formas de incentivo como encontros de bandas que acontecem em vários lugares do Brasil no intuito de resgatar a tradição. Mas a grande verdade é que, uma tradição tão antiga não pode morrer assim no anonimato, as pessoas devem reconhecer em primeiro lugar a importância dessas bandas civis na historia das suas cidades dos seus estados, enfim,nos lugares em que habitam, pois o futuro musical do Brasil depende do respeito que nós devemos ter pelo passado musical.
Autor: Ricardo de Jesus Macedo


Artigos Relacionados


O Heavy Metal E A Crise De Identidade...

A História Do Movimento Emo

Os Maiores Blogs Ou Sites Sobre O Tema Emo

Conheça Os Novos Contratados Da Oxigênio Records

Garanta Uma Grande Comemoração De Casamento Escolhendo Uma Equipe Musical Correta

Plebe Rude: A Banda

Bandas Independentes