Dicas e informações sobre porta corta-fogo



A porta corta-fogo é um equipamento comum em nossas vidas, porém não costuma chamar muito nossa atenção. A utilizamos como passagem no dia-a-dia e muitas vezes não nos damos conta de sua importância.
A porta corta-fogo tem a função de conter as chamas e o calor provenientes do fogo, por isso ela é o equipamento aplicado nas saídas de emergência e nas escadas de incêndio, oferecendo uma passagem segura tanto para a fuga das pessoas quanto para o acesso dos bombeiros em locais pegando fogo. Ela é do tipo de abrir com eixo vertical, composta de batentes, ferragens e da porta em si, com a função de impedir ou retardar a propagação do fogo e calor.
Existem diferentes tipos de portas corta-fogo, cada uma com sua capacidade de resistência ao fogo e sua aplicação nas edificações. De acordo com a Norma Técnica de referência (ABNT NBR 11.742 e 11.785) as portas corta-fogo são classificadas em 4 tipos (P-30, P-60, P-90 e P-120), cada uma com seu tempo de resistência ao fogo (P).
A Norma exige ainda que a porta seja instalada com três dobradiças, que podem variar de modelos, tais como fechamento por gravidade ou por dispositivo hidráulico, mas nunca de quantidade. Também determinada por Norma é o uso da fechadura de sobrepor com trinco.
A porta corta-fogo é utilizada diariamente, quando subimos ou descemos um andar, sendo manuseada diversas vezes em movimentos de abrir e fechar. Os dispositivos que garantem a abertura e o fechamento da porta precisam ter manutenções mensais. Semestralmente, deve ser avaliada a condição da folha da porta e a lubrificação das dobradiças e fechadura com graxa.
As empresas de portas corta-fogo submetem seus produtos a um processo de certificação, com o objetivo de atestar, asseverar o cumprimento de exigências de Normas Técnicas, uma vez que o desempenho de um equipamento está diretamente relacionado às matérias-primas empregadas na sua confecção e no controle do processo produtivo. Por isso foi criado o Selo de Marca de conformidade ABNT, que é fixado em cada porta, contendo um número de série e informando a classe (tempo de resistência ao fogo). Junto a esta etiqueta metálica deve haver outra, informando o nome do fabricante, e em conjunto estes dois selos são capazes de rastrear a origem do produto, isto é, chegar aos lotes originais de matéria-prima empregados na confecção daquela porta. Em cada lote de portas fornecido, o fabricante deve enviar um manual de instruções contendo informações sobre dimensões e massas nominais, cuidados de transporte, embalagem, instalação, funcionamento, manutenção e garantia.
Autor: Jaqueline Fernandes


Artigos Relacionados


Elias NÃo Subiu Ao CÉu Em Um Carro De Fogo

Elias Não Viajou Em Um Carro De Fogo

Fogo

Quero Ser Fiel A Ti

EscorpiÃo

Fogo

Sempre Há Fumaça