O CONFLITO ENTRE ÉTICA, MORAL E POLÍTICA



* Co-autoria José Alfredo Machado
Na sociedade moderna em que estamos vivendo há um distanciamento significativo entre a moral e a política. Nas sociedades tradicionais, os valores que determinavam o comportamento do indivíduo eram os princípios morais e religiosos.
Na Idade Média, há uma racionalização dos valores, onde as pessoas deixam de se preocupar com a moralidade dos objetivos, se importando somente com a eficácia dos meios para conseguir atingir esses objetivos, podendo ser observados, na economia, na política e até mesmo nos esportes.
O capitalismo moderno traz a idéia de lucro a qualquer custo. O Estado Moderno nos remete a idéia de distribuição do poder, passando da ética moral para a ética política.
Para Maquiavel a diferença entre a ética moral e a ética política é que a moral está preocupada com os fins, enquanto a ética política com os meios; assim a ética política, não se incomoda com as promessas e propósitos dos governantes, e sim de como alcançar e permanecer no poder.
A política moderna visa os meios e não os fins, onde o bom político é aquele que consegue manter-se no poder e conseguir tirar o máximo proveito disso.
O Estado tem por finalidade o bem comum e não os fins privados. É preciso que haja uma mudança radical na consciência das pessoas, onde haja um efetivo controle da sociedade sobre os órgãos públicos, e que se exija dos políticos que cumpram as promessas de campanha, assim como uma conscientização dos cidadãos, de que cada voto individual é responsável pela escolha do futuro político que nos representará amanhã.


OBS. artigo produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio - Questão Debatida.
Autor: Maria Aparecida de Lima Machado


Artigos Relacionados


O EspÍrito Da PolÍtca E A Ética Eleitoral

Ética Profissional - Artigo CrÍtico

Ética: NecessÁria Em Tudo

Sobre Moral E Meio Ambiente

Sociedade Ética?

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

Crise Ética