O maior de todos os líderes.



O maior de todos os líderes, aquele que reuniu as melhores características já definidas para um líder, aquele que sintetizou tudo o que se espera de um líder foi Jesus Cristo. Se olharmos e avaliarmos toda a sua obra que fora criada em bem menos que 33 anos ficaremos boquiabertos e estarrecidos. Suas palavras de ordem eram sempre direcionadas ao crescimento e formação daquele que parava para ouvi-lo; era um líder de atitude e que servia de referência aos seus seguidores muitas vezes sem expressar uma só palavra; estava sempre pronto para servir aquele que necessitava de seu apoio com palavras sábias e sem se importar com a posição ou classe social daquele que estava disposto a ouvi-lo; caminhava sempre em direção aos seus liderados de forma a manter-se visível e disponível para os seus questionamentos e ajudá-los na execução das tarefas; não tinha a equipe que queria seja em quantidade ou qualidade mas contava com ela para alcançar as metas estabelecidas; seguia as regras ou padrões estabelecidos (mandamentos); executava com perfeição e sem questionamentos a missão que lhe foi confiada mesmo sabendo que o final não seria o melhor (para ele). Ele abdicou de tudo por todos somente para servir.

Os resultados de seu trabalho podem ser vistos até hoje nos quatro cantos do mundo: aproximadamente 2 bilhões de pessoas ou mais ou menos 1/3 da humanidade são cristãos e seguem a sua doutrina a mais de 2000 anos. Ao encerrarem a sua passagem (tarefa) com a crucificação deram início a um sem número de seguidores que se multiplicaram como células num corpo em desenvolvimento e levaram para os mais distantes rincões os padrões de trabalho que ele deixou. Muitos dos líderes que vemos ou ouvimos a respeito tem seus conceitos baseados nos ensinamentos dele. Ele foi rei mas foi humilde o tempo todo, era justo e sereno, tinha um senso de justiça acima da média, passava suas mensagens com clareza aos seus colaboradores e tinha atitude de pai pois acolhia sempre aqueles que necessitavam de sua ajuda porque tinham cometido alguma falha com o mesmo carinho que acolhia aqueles que buscavam nele apenas uma orientação. Zelava por tudo e todos que estivessem à sua volta sem avareza ou mesquinhez em suas atitudes partilhando seus conhecimentos e idéias e acatando as sugestões daqueles que estivessem dispostos a fazê-lo.

Uma das suas maiores virtudes estava em delegar. Confiava naqueles que estavam trabalhando para ele e por ele pois sabia que sozinho não poderia executar a missão que lhe fora confiada. Tinha certeza absoluta de que os seus colaboradores seriam melhores executores do que ele em suas vocações e tarefas cotidianas. Nem pensar em fazer tudo sozinho! Sabia incluir os excluídos sem melindrar as partes envolvidas pois não fazia seleção entre bons e ruins buscando o aprimoramento constante de sua equipe.

E você? Ainda está disposto a ser um líder na sua empresa desafiando todos os paradigmas que te rodeiam? Se estiver disposto busque identificar neste homem as características necessárias para a sua liderança e tente segui-las no seu trabalho ou na sua casa. Não pense que é fácil pois não é mas se você estiver disposto a mudar gradativamente suas atitudes se espelhando Nele, tenha a certeza que você será bem sucedido mais cedo ou mais tarde. Comece HOJE pois todo caminho a ser percorrido inicia no primeiro passo.

Pense nisso e vá em frente. Boa viagem!
Autor: Natanael G. Filho


Artigos Relacionados


O Líder Garçom: Uma Abordagem Da Liderança Servidora

Jesus Cristo: Um LÍder Por ExcelÊncia

Liderança Eficaz

Jesus: Não Somente Um Exemplo Religioso, Mas Também Profissional

Liderança Eficaz

Saiba O Que É GestÃo De Pessoas

Três Tipos De Liderança Para Motivar Sua Equipe!