Ética e Valores



Ética e Valores



Fala-se muito a respeito de ética, mas poucos conhecem até mesma a sua correta definição. O que seria a ética?

Segundo os dicionários, ética é a parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. Conjunto de princípios morais que se deve observar no exercício de uma profissão.

Hoje em dia pode-se perceber a luta inglória travada pelos valores éticos contra os interesses egoístas dos cidadãos. Infelizmente esse problema só se resolverá quando a educação tomar para si essa responsabilidade.

Talvez sem refletir muito a esse respeito, os pais são os primeiros a dar exemplos de violação dos princípios éticos que deveriam nortear as ações do homem de bem.

Um ponto bastante crítico é a questão dos direitos autorais: A pirataria de CDs, vídeos, idéias e outros produtos é assustadora. A aquisição de peças em oficinas de “desmanche” de automóveis roubados, mesmo sabendo disso, por custar mais barato, ou de outra mercadoria produzida por meios ilícitos, também são formas de alimentar a agressão aos princípios da ética.

Geralmente o indivíduo que comete essas faltas alega que não pode ser responsabilizado por isso, pois não foi ele que roubou o carro, nem fez as cópias ilegais.

Por isso eu pergunto: Aquele que não pratica o mal, mas se aproveita do mal praticado por outrem, é tão culpado como este?

É como se o tivessem praticado. Aproveitar o mal é participar dele. Talvez não fosse capaz de praticá-lo, mas, desde que, achando o feito, dele tira partido, é que o aprova, é o que teria praticado, se pudesse, ou fosse mais ousado, ou quem sabe menos covarde.

Da mesma forma, quando levamos o carro, ou um eletrodoméstico para conserto, por exemplo, quase sempre ficamos na dúvida se não estamos sendo vítimas de comportamentos não éticos, como a substituição de peças desnecessárias, defeitos “fabricados” etc. Quando somos atendidos por um vendedor falante que nos oferece vantagens, fica sempre a dúvida. Seria possível o milagre?

Se um internauta é desonesto e gosta de uma mensagem que encontra divulgada em um site, e passa a divulgá-la como se fosse sua. Mas se for honesto repassará a mensagem preservando os créditos a quem de direito. Como podemos perceber o problema não é do meio de comunicação, mas do indivíduo.

Ambos os indivíduos são filhos de alguém, foram alunos de alguém, conviveram com alguém que foi o responsável pela sua educação. Quando a criança respira os valores éticos em seu lar, dificilmente os desprezará quando jovem ou adulto, mas se não percebe essas noções de honradez na infância, raramente as respeitará mais tarde.

Se quisermos ter os direitos respeitados, respeitemos os alheios. Façamos aos outros somente o que gostaríamos que nos fizessem, e para garantir novas gerações, éticas, passemos exemplos de honestidade, honradez, sempre lembrando que a vida não acaba no túmulo, e que nossas ações seguirão conosco, como testemunhas silenciosas, aplaudindo-nos ou reprovando-nos.
Autor: Robert Gonçalves Monteiro


Artigos Relacionados


ética Na Sociedade

A Ética E A Moral Na Educação

Ética: NecessÁria Em Tudo

A Ética E A Moral Na Educação

Ética Negligenciada E Busca Por Reestruturação

Fundamentos HistÓricos E FilosÓficos Da EducaÇÃo

Ética Não é Produto Mas Vende!