DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS SONHO X REALIDADE.



A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos marcos mais relevante que ocorreu na historia humana ela foi adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948. Apesar de estudos revelarem que ela foi inicialmente esboçada principalmente pelo canadense John Peters Humphrey, e este também obteve ajuda de várias pessoas de todo o mundo – dentre os países participantes de sua elaboração destaca – se: Estados Unidos, China, França, Líbano entre outros, e esses países procuravam delinear os Direitos Humanos Fundamentais.

Esse consenso se deu a partir de que as idéias e valores dos direitos humanos foram traçadas através da história antiga e crenças religiosas e culturais ao redor do mundo. O primeiro registro de uma declaração dos direitos humanos foi o Cilindro de Ciro, escrito por Ciro, o grande, rei da Pérsia (atual Irã) por volta de 539 a.C.

Mas há registros que filósofos europeus da era do iluminismo desenvolveram algumas teorias da lei natural que influenciaram a adoção de documentos como a Declaração de Direitos de 1689 da Inglaterra e também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão datada de 1789 na França

Mas foi mesmo durante a ocorrência da Segunda Grande Guerra Mundial onde os aliados adotaram as o conceito das quatro liberdade que era: liberdade da palavra e da livre expressão, liberdade de religião, liberdade por necessidades e liberdade de viver livre do medo. E eles faziam o uso da Carta das Nações Unidades para garantir e reafirmar a fé nos direitos humanos, na dignidade, e nos valores humanos das pessoas" e convocou a todos seus estados-membros a promover "respeito universal, e observância do direitos humanos e liberdades fundamentais para todos sem distinção de raça, sexo, língua, ou religião. Promover de uma forma mais intensa que fora a promovida pela Carta, que na verdade não havia garantido direito a ninguém. Mas a idéia da criação de uma Declaração Universal se consolidou quando o mundo se viu diante de tantas atrocidades cometidas pela Alemanha Nazista que apareceram depois da Segunda Guerra Mundial, houve o consenso entre a comunidade mundial que se certificou que a Carta das Nações Unidas não tinha definido suficientemente os direitos a que se referia. Uma declaração universal que especificasse os direitos individuais era necessária para dar efeito aos direitos humanos.

Então em no dia 10 de dezembro de 1948 com 48 votos a favor, nenhum contra e 8 abstenções, foi adotada pela ONU Declaração Universal. E a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos possuía o ideal comum que deveria atingir a todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Porém o que presenciamos atualmente, quase seis décadas e meia depois de sua criação é que a injustiça, a desigualdade e a impunidade ainda são as marcas mais comuns mundo hoje. Os governos devem agir agora para acabar com a distância entre promessa e desempenho.

Há um relatório, que menciona que esse tempo todo depois de a Declaração Universal dos Direitos Humanos ter sido adotada pelas Nações Unidas, milhares e milhares de pessoas ainda são torturadas ou mal tratadas em pelo menos 81 países, são submetidas a julgamentos injustos em pelo menos 54 países e não têm direito de se manifestar livremente em pelo menos 77 países do mundo.
Muito ainda há que ser feito, o homem precisa conseguir estabelecer padrões reais de paz e respeito mundial, se é que isso seja de fato possível.
Autor: VALKIRIA LEAL DE FREITAS


Artigos Relacionados


Direitos Humanos Sem Retrocesso

Sucintas ConsideraÇÕes Acerca Dos Direitos Humanos

Os Direitos Do Homem

O Direito Internacional E A Liberdade Religiosa

Um Olhar Para A Declaração Universal Dos Direitos Do Homem

TÓpicos Especiais Sobre O Desenvolvimento Dos Direitos Humanios

A Universalização Da Proteção Ao Homem