Adeus El Cristiano
Pois bem, quando os paraguaios dizem “parte de sua história” se referem aos canhões que afirmam pertencer ao acervo de guerra daquele país e que o Brasil se apropriou indevidamente após o fim do massacre sofrido pelo Paraguai.
Dentre outros canhões, merece destaque “El Cristiano”que, pesando 12 toneladas e tendo salvado a pátria dos paraguaios por mais de 2 anos no confronto, tem mais um status de troféu para os brasileiros, do que propriamente patrimônio da história do Brasil.
No entanto outra batalha está prestes a ser travada, é que os canhões são tombados pelo Patrimônio da História e segundo o historiador Milton Teixeira, “devolver os canhões é como devolver a história do Brasil e isso não se faz, seria um desrespeito com os que lá lutaram”.
Bem verdade o governo paraguaio se antecipou e já formalizou um pedido de devolução dos canhões, bem como de outros registros militares da Guerra do Paraguai, o que deixa um gostinho de “adeus” na opinião dos historiadores brasileiros. Agora é só esperar a assinatura do Presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, uma vez que sendo tombado pelo patrimônio histórico do Brasil, deve haver o destombamento, o que só pode ser feito pelo presidente da República.
Autor: Bianca Velásquez
Artigos Relacionados
O Pobre Paraguai
A AcusaÇÃo Do Paraguai Contra O Brasil Em RelaÇÃo À CoordenaÇao Do Epp E A ConvenÇÃo De Genebra.
Paraguai
A Igreja De Nossa Senhora Dos Prazeres: O Papel Do Estado E Da Sociedade Para Sua Preservação
Os Fortes
Cidade De Batalha
A Suspensão Do Paraguai E O Ingresso Da Venezuela No Mercosul à Luz Da Legislação Vigente