O exercício indevido do comportamento moral



O que leva pessoas a saírem de suas casas para se alojarem em frete um fórum, esperando e manifestando o resultado de um julgamento, como foi o caso do julgamento do casal Nardoni? É uma questão fica na menta desta que assina.
Para José Renato Nalini, ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É terrivelmente errôneo os valores morais destas pessoas que transformam um julgamento de um pai que assassinou sua própria filha, jogando-a pela janela, uma coisa tão triste (na minha humilde opinião), em um espetáculo, que é mais triste ainda, e ainda esta sociedade comemora. Um acontecimento que não tem fundamento para ser comemorado, pois só haveria comemoração se coisas desse caráter não acontecessem mais, sendo que inúmeras crianças são mortas por familiares, mas não tem esta mesma repercussão, simplesmente porque a mídia enfatizou tanto esse fato.
Segundo o inciso LX da Constituição Federal “a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”; e o art. 792 do Código de Processo Penal “as audiências, sessões e os atos processuais serão, em regra, públicos e se realizarão nas sedes dos juízos e tribunais, com assistência dos escrivães, do secretário, do oficial de justiça que servir de porteiro, em dia e hora certos, ou previamente designados”. Desta forma esta sim, garantido o direito de a população saber o conteúdo do processo de qualquer processo, salvo para resguardar a defesa as intimidade ou de interesse social.
Todavia não justifica o “picadeiro” que foi montado, manifestações e pressão popular. Curiosos, que não protestam diante dos escândalos envolvendo políticos, estes cidadãos, massa, que não se indignam ao ver alguns políticos desviando e se apropriando indevidamente do dinheiro público, mas protestam em frente um Tribunal de Júri, solidários a uma condenação de uma família. Se o conselho de justiça não condenasse o casal, provavelmente, invadiriam o local, indignados.
Pois não adianta dizer que ninguém saberá, do júri, quem votou desta ou de outra maneira, como o voto é secreto, se o réu for inocentado, todos responderão pela aparente inconveniência do resultado (como se todos e cada um tivessem absolvido os réus.
Este não é um manifesto para defender ou advogar a inocência ou atenuantes do casal condenado, mas uma observação de como a pressão popular e o assedio da mídia pressiona um acontecimento desta natureza.
É um exemplo que a sociedade se preocupa mais com vida e a tragédia na vida dos outros, do que com seus próprios problemas, ou até mesmo dos problemas de todo um pais, pois não reparam quantos milhões de pessoas morrem de sede, de fome, de frio.
Com todo o respeito aos senhores leitores e de quem tem opinião diversa da minha, mas é ridículo o que aconteceu naquele julgamento. Há tantos outros motivos coletivos revoltantes a serem reclamados, no entanto a sociedade dá valor onde não é exigido tanto clamor coletivo.
Como é visto, as tragédias decorrentes das fortes chuvas que atingem nosso país desde o início do ano, quantas pessoas soterradas, por morarem em morros, cidades sem planejamentos e pessoas desalojadas. Isto por falta de atenção no nosso poder político.
E voltando a lembrar a movimentação que foi feita na frente do fórum onde ocorreu o julgamento do casal, clamando a condenação daqueles pela morte da menina, sendo que centenas de pessoas já morreram por descaso.
Também deveria haver a mobilização de todos sobre o desrespeito para com estes problemas, que é mais abrangente que um problema particular. Diante disto analiso que o comportamento moral não esta sendo exercitado de forma devida.
Autor: Aline Mara Toninsioli


Artigos Relacionados


Caso Isabela Nardoni, Pode Não Dar Em Nada...

Princípio Da Presunção De Inocência Em Desfavor Do Réu

O Advogado Perante O Tribunal Do Júri

Artigo: A Necessidade De Mudança Do Código Penal E Os Principais Crimes De Repercussão No País Nos últimos Anos

A Sociedade Do Espetáculo Midiático

O PÚblico Brasileiro EstÁ Preparado Para AbsolviÇÕes No Tribunal Do JurÍ?

A Influência Dos Meios De Comunicação De Massa Sobre Os Jurados Nos Crimes De Competência Do Tribunal Do Júri.