O contexto Etico Profissao Policial



O Contexto Ético da Profissão Policial

Uma ética voltada para uma profissão contém fatores importantes, não só nas normas, mas no contexto geral, verificando pertinência e oportunidade, no sentido de procurar solucionar amplitude e tentar torná-las próprias, intimas, visto que estas não são só cobradas pelo foro intimo de nossa consciência, mas também pela sociedade a qual nos cerca.
O que fazer, para que se garanta a ética, em uma determinada sistemática que passa por uma crise, e sendo drasticamente “engolida” pelo crime organizado, facções criminosas, milícias, e até mesmo presente nas cadeiras do poder estatal. Estas normas éticas profissionais são deveres que não podem ser negligenciados e daí a existência de mecanismo de punição colocadas em práticas quando estas normas são quebradas.

Assim sendo o policial no ato da sua profissão deve manter a postura e a dignidade. As instituições policiais, possuem um código de Ética, mais infelizmente são deixados de lado,. Tendo um minúsculo sentido operacional sendo de fato um estado de padrões morais.

Depreendemos assim que valores éticos estão ligados aos valores morais, e que devem ser embasado no convívio social para uma plena harmonia. Entretanto, o homem de instito natural, uma consciência crítica e um inconsciente crítico que limita o instinto, derivam o organismo garantidor da segurança e das liberdades individuais, e levando o seu caráter violento como conduta de comportamento normal, na visão psicológica. Logo, não ocorre, com policial violento que desconhece os valores.

Pois os policiais com esta visão medíocre, sofrera as devidas e severas punições tanto por parte da sociedade, como pelo código de ética conhecido pela Corporação Policial Militar. Estas condutas ainda permanecem, e atos violentos acontecem por uma pequena e minúscula parte deste profissional, que ainda trazem consigo resquício da Ditadura Militar, que já não são mais aceitas pela atual sociedade moderna.

As criticas são inúmeras nas questões das técnicas policiais usadas por profissionais despreparados, para atender a sociedade que é seu principal cliente. Infelizmente não são essas pessoas que devem pagar o “pato”, dos péssimos salários que são pagos a esses heróis, por parte dos seus Governantes. Sabemos que esses homens dão à vida para manter a segurança de um terceiro. Nada importa para autoridade governamentais, mais sim preocupante para esses Policiais que vem sendo massacrados pelo serviço desgastante, dia a pos dia, madrugadas e madrugadas, que chova ou faça sol, em dias de festas natalinas, carnaval e outras mais, ali estão de prontidão para manter a ordem e a segurança daqueles que dormem e se divertem sobre a proteção desses fieis homens, não querendo ser hipócrita, na questão de não receber criticas, mas que tais criticas venham anexadas a soluções para a melhora desses profissionais.
Autor: jocenildo silva costa


Artigos Relacionados


Ética Policial

A Ética E O Profissional ContÁbil.

A Carga Laboral Em Detrimento Da Qualidade De Vida Numa Organização Policial Militar

A Ética Do Advogado

Ética No Direito

A Ética Do Advogado

Policial Militar Da Bahia - Em Acróstico