Etica e meio ambiente



Ética e meio ambiente

Pouca ou nenhuma atenção tem sido dirigida no sentido de preservar-se o meio ambiente. Essa preservação tem sido ignorada pelos governos e pela sociedade sistematicamente. Hoje se combate idéia de que os recursos naturais eram inesgotáveis, isso serviu de base para a implantação de um modelo econômico calcado na exploração predatória dos recursos naturais.
O capitalismo com seu consumismo desenfreado, que proporciona tanto conforto ao homem, tem causado sérios danos ao meio ambiente, alguns até irreversíveis.
Esse processo de destruição imposto ao meio ambiente tem gerado efeitos maléficos para próprio homem. O chamado efeito estufa, ocasionado pela destruição da camada de ozônio, o degelo que vem sofrendo as calotas polares, os terremotos, os grandes temporais, as enormes inundações, entre outros, nos faz refletir sobre a necessidade de senão conter, ao menos minimizar essa devastadora exploração dos recursos naturais.
Atualmente, em todas as camadas da sociedade, tem crescido a consciência da necessidade de uma maior preservação do meio ambiente. Mudanças nas atitudes que causam impacto ambiental e desprezo pela destruição do meio ambiente têm sido os pilares desse movimento.
Diante disso, as legislações voltam-se para a proteção do meio ambiente e para a necessidade de sua efetiva tutela jurisdicional.
A Constituição Federal de 1988 dedicou especial atenção ao meio ambiente prevendo a competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para a proteção do meio ambiente, combate à poluição e preservação das florestas, da fauna e da flora (CF/88, art. 23, VI e VII).
Porém, não basta o Estado intervir, se o individuo que é o maior interessado em sua preservação, não tiver essa consciência, do dever do espírito de solidariedade, usando o meio ambiente de forma ética e racional, baseando-se num conceito de respeito para com as futuras gerações.
Manter o equilíbrio do binômio consumo/preservação do meio ambiente sem afetar a qualidade de vida das pessoas é um dos grandes desafios das modernas legislações ambientais.


OBS. artigo produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio - Questão Debatida.
Autor: Maria Aparecida de Lima Machado


Artigos Relacionados


Consumismo NÃo É Consumo

GestÃo Ambiental

Estratégias Tecnologicas Para Reaproveitamento De água Em Engenhos

Referências Constitucionais Ao Meio Ambiente

Sustentabilidade E Meio Ambiente

Princípio Do Desenvolvimento Sustentável

A FuncÃo Social Da Propriedade E O Direito De Propriedade Em RelacÃo Ao Meio Ambiente