EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL



Temos acompanhado diariamente pela mídia, varias catástrofes que estão abalando o mundo em face da variação climática que vem ocorrendo rapidamente, como: correntes de ar quentíssimas, ventos fortes, chuvas devastadoras, dentre outras. Tais situações não provocam apenas conseqüências climáticas, pois ainda causam dor e sofrimento as pessoas, pois, em virtude dessas variações umas perdem sua moradia, seus pertences e outras, além disso, perdem entes queridos.
A situação está ficando cada vez mais crítica, porém a solução é uma só, mas não tão simples assim: algumas mudanças de atitudes do próprio homem.
Pesquisadores climáticos afirmam que o aumento do aquecimento global está ocorrendo em função da emissão de gases poluentes, principalmente os derivados da queima de combustíveis, pois o número de automóveis no mundo é cada vez maior. Os gases (ozônio, dióxido de carbono, monóxido de carbono, etc.) formam uma camada de poluentes, causando o efeito estufa, pois, absorve grande parte da radiação infravermelho emitida da Terra, o que dificulta sobremaneira a dispersão do calor. Vale lembrar que o metano é um dos piores gases, cerca de 20% mais potente que o dióxido de carbono, que é produzido pelo acúmulo de gases no tubo digestivo de animais como os ovinos e os bovinos.
O efeito estufa é de suma importância para a nossa sobrevivência, pois ele mantém a temperatura na Terra e garante a manutenção da vida. O preocupante é o aumento relevante que o mesmo vem sofrendo e que está trazendo sérias conseqüências à Terra, um fenômeno chamado aquecimento global.
O desmatamento e as queimadas de florestas também contribuem para o agravamento do efeito estufa, pois, dessa forma os raios solares atingem o solo e a irradiação do calor é transmitida para a atmosfera. Como a camada de poluentes formada pela queima de combustível dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura em todo o mundo, daí o porquê do nome “efeito estufa”, pois em uma estufa a temperatura é mantida mais aquecida para criar espécies que não sobrevivem a clima frio. No caso da Terra, só permanece o calor necessário para nossa sobrevivência o restante do calor é dispersado para fora, porém os gases poluentes estão dificultando a dispersão do calor e este, está acumulando em demasia no nosso Planeta, trazendo sérias conseqüências, como derretimento das calotas polares, chuvas mais intensas, tufões, furacões, extinção de espécies animais e vegetais entre outros. O problema se agrava cada vez que dirigimos um automóvel, tomamos um avião ou queimamos madeira. As árvores são grandes armazéns naturais de dióxido de carbono. Bilhões de toneladas de CO2 da atmosfera são absorvidos pelas florestas do planeta que, dessa forma, ajudam a estabilizar o clima mundial. Mas quando florestas são queimadas a substância retida volta a atmosfera.

Faz-se necessário que tenhamos consciência da importância desse fator, e tomemos medidas para auxiliarmos na redução da poluição, pois, não podemos destruir algo que nos foi dado, posto que, vivemos nele e dele retiramos todos os benefícios para a nossa sobrevivência, vamos nos atentar para esses fatos porque dependemos do Planeta para o nosso futuro.
Autor: JEANE FERREIRA ALVES OLIVEIRA


Artigos Relacionados


Mudanças Climáticas

Conforto E Consciência Ecológica, Dá Pra Conciliar As Duas Coisas?

Exercícios Sobre O Efeito Estufa E O Clima Na Terra

Aquecimento Global

Aquecimento Global

Efeito Estufa

Bovinocultura E Efeito Estufa