EDUCAÇÃO E ÉTICA: PRINCÍPIO DO SUCESSO OU DO FRACASSO?



Na construção de razões que necessariamente devem trilhar o mesmo destino, estão a Educação e a Ética, para que possam ser julgadas positiva ou negativamente a conduta de uma pessoa acerca de sua atitude.
Segundo o dicionário Aurélio, educação significa: ato ou efeito de educar-se, processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano; e ética significa: conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
“Falta de Ética”. Assunto que tem aparecido com muita freqüência em muitos meios de comunicações, é “uma crise social”: Crise na política: - é correto trocar votos e aceitar propina? Crise nos esportes: - manipulação de resultados do futebol; crise na ciência: - é correta a tentativa de clonar seres humanos? Crise na religião: é correto condenar o aborto em quaisquer circunstâncias? Crise na polícia: cada dia que passa aumenta o número de policiais que agem como marginais.
A função do professor restringe-se somente a ensinar conteúdos curriculares? Onde muitas das vezes ele finge ensinar e o aluno finge aprender; decora e tira boas notas, sendo então aprovado, não havendo nesse processo, nenhum tipo de assimilação do conteúdo trabalhado e sua relação com o mundo, típico da educação da República Velha.
E pior, é a atitude daqueles pais e alunos que aceitam passivamente esse processo, onde se preocupam apenas com a aprovação ou reprovação de seus filhos e muitas vezes desconhecem se entenderam o mecanismo e a importância do conteúdo trabalhado e sua relação com o mundo... e a Ética?
O trabalho de um educador somente terá maior efeito se este for aceito pela escola e pelos responsáveis, pois assim, escola e sociedade crescem juntas... como priorizar a educação, com essa “falta de Ética” ?
Nenhum trabalho terá grande efeito se as idéias forem contrárias, não que opiniões divergentes tornem assunto menos interessante, porém, elas podem ser possibilitadoras de novos conhecimentos, novos pontos de vista e conseguintemente novas conquistas, sempre dentro de uma Ética. O país não pode ser sempre membro e obediente à nobreza portuguesa, a independência chegou no século XIX.
Somos parte desse processo que conturbado está, pois o veículo principal para essa mudança, a educação, tem sido tratado com se fosse um prejuízo incalculável e, não como a solução do problema.
O Brasil que detém a oitava economia do mundo e é um dos piores no ranking em educação do planeta, tem sofrido com um enorme conflito ético e moral, pois não consegue se livrar dos monstros da corrupção, da marginalidade, da pobreza e da desigualdade social. Mesmo com tantos desencontros sociais, tem que conviver com as mazelas das muitas “vergonhas éticas”.
Estamos no país que convive com mazelas éticas em muitos setores e camadas sociais: é na política, no setor econômico e no cotidiano das pessoas;
Precisa haver uma reação urgente: REAÇÃO AO MODO DE VIDA COLONIAL DO BRASILEIRO.
Autor: Célio Paião


Artigos Relacionados


Ética Na Educação

Ética, Escola E Família

A Ética E A Moral Na Educação

Ética Profissional - Artigo CrÍtico

A Ética E A Moral Na Educação

Sobre Moral E Meio Ambiente

Ética E Moral Na Sociedade ContemporÂnea: VisÃo CientÍfica