A INFLUENCIA DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÔES NO DIREITO MODERNO



Nas primeiras civilizações os gregos não foram grandes juristas, mas fizeram muito para melhorar a tradição do direito e entenderam que o direito devia fazer parte da educação de todo cidadão. A tradição grega dada adoção do alfabeto fonético teve grande contribuição para a criação das vogais as quais usamos ate hoje.

No tempo dos senhores feudais eram eles quem aplicavam a justiça comum a intolerância era no século V/XV, havia muita prepotência manda quem pode, obedece quem quer, crueldade gerando medo, pois o lema era errou tem que pagar. Os julgamentos eram organizados por sistemas acusatórios, confronto direto, só podia acusar (denunciar) o próprio atingido e não havia interesse publico.

O silencio do acusado era representado como culpa ele era obrigado a apresentar provas, na duvida para saber se o individuo era culpado ou inocente faziam do modo ORDALIOS que coloca-se uma barra de ferro quente na mãos do individuo e fazendo andar de um lado para o outro e depois de uma semana se tivesse curado o ferimento das mãos, ele era inocente, caso contrario seria culpado era feito a vontade de Deus.

A igreja era contra Ordalios Juiz, na justiça comum para igreja o julgamento era imediato no sistema acusatório com iniciativa da vitima as idéias da igreja nasce não para a sociedade e sim para o clero com o objetivo de ensinar,tranqüilizar a comunidade e disciplinar .Se o sujeito esta em pecado e se arrepende ele volta a sociedade, a iniciativa de denuncia podia partir de qualquer fiel. O papel do juiz era investigar denuncia, colher provas, atuar secretamente e visar a confissão, o sujeito tomava conta das provas contra ele só na hora do julgamento não tendo nem como se defender, quando o sujeito confessa-se ele não era condenado, foi ai que surgiu as penitenciarias, mas ainda continua prevalecendo o direito comum,prevalece a punição e castigo ou pena de morte, crescem em cidades algumas possibilidades de recursos para pessoas com maiores conhecimentos.

Com tudo veio o renascimento no século XII com o direito romano assim a tortura passou a ser empregada largamente para que os acusados confessa-se mais rápido e assim serem condenados em regime fechados ou em praça publica. Na justiça da igreja introduz a idéia de pena que resultou na construção daquela que ate hoje nos conhecemos por penitenciaria, o objetivo do qual os direitos se diferenciou da justiça comum e introduzi-o a idéia de penitenciaria e que teriam ali o objetivo da salvação da alma deixando-os fechados e isolados a pão e água. No passar do tempo o direito foi evoluindo, as civilizações evoluíram, e em algumas regiões surgiram as primeiras leis, a influencia que o direito antigo tem sobre hoje e que ainda se usa algumas penas iguais a antigamente, nos Estados Unidos ainda se usa a pena de morte, apesar da primeiras civilizações terem criado umas regras gerais, hoje de região para região muda, aqui no Brasil tem influencia, mas ainda e diferente, pois nos não adotamos a pena de morte mas ainda temos as penitenciarias.
Autor: KARINE CAMARGOS PEREIRA


Artigos Relacionados


Sistemas Processuais Penais

Arquivos Mentais Abertos

Direito Na Idade Média - Dogmática Canônica E A Inquisição

Sistema AcusatÓrio Vs. Sistema InquisitÓrio

Resumo Da Exposição De Motivos Do Código De Processo Penal

A Confissão E O Crime De Auto-acusação Falsa

O Conflito Entre Promotor E Juiz No Momento De Arquivamento Do Inquérito E A Decisão Do Procurador Geral.