Uma empresa chamada Carnaval S.A.



É tempo de carnaval, tempo de festa e de muita alegria. Tem festa para todo gosto e vontade e o Rei Momo já declarou aberta a temporada de folia. Já pensou em você ou na sua empresa como uma escola de samba? Não! Vamos tentar? Não importa se é no Sambódromo em São Paulo ou na Av. Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro que você vai desfilar, o mais importante é como você se prepara para os dias de folia na sua empresa. Então vamos ver juntos qual seria a nota da sua Empresa do Samba?

Comissão de Frente – É tudo aquilo que você ou sua empresa tem para apresentar aos seus clientes quando numa visita técnica, de cortesia ou quando é acionada por ele. Neste setor colocamos o atendimento telefônico, o que se fala, o que se escreve, o que se envia (email, newsletter, jornal eletrônico, etc) neste primeiro contato ou até em contatos futuros. Deve ter clareza e informar o propósito ou objetivo com passos firmes e bem ensaiados. Deve proporcionar, já neste primeiro contato, um prazer inicial através de uma leitura fácil e uma comunicação eficaz. Se tiver muita competência pode até se impor e já mostrar para o que veio, caso contrário tenha cuidado para cumprir o que promete.

Passistas – São os colaboradores especialistas nas suas funções e trabalham com dedicação o ano todo. Não se atrasam, têm boa formação e se aprimoram a cada ano para apresentar um novo passo quando o dia do desfile chegar. Ensaiam muito e mantém a forma porque sabem que na hora “H” a empresa vai precisar deles. Em cada uma das profissões estes são os melhores profissionais de cada classe.

Bateria – Dá o ritmo ao trabalho, é o “takt time” ou cadência de produção e é medido em tempo (minutos ou segundos). Em muitas linhas de montagem usa-se a indicação clara do tempo gasto para cada produto acabado. Se a produção diária é de 1000 unidades e tem-se um tempo disponível diário de 500 minutos, o takt time é a divisão de 500 por 1000, ou seja, teremos a cada 30 segundos uma peça pronta preferencialmente sem defeito. Sabe que um erro pode ser fatal pois será percebido pelo mais criterioso juiz que é a sua própria consciência. É a equipe de produção.

Diretor de Bateria – É na empresa o responsável pelo andamento da produção. É ele que estuda como será a produção naquele período e ensaia a bateria para cumprir a demanda exigida pelos clientes através da execução e verificação se a produção está cumprindo a cadência planejada. Pode acelerar ou até reduzir um pouco o ritmo sempre de olho no relógio e na quantidade de peças que estão prontas para os clientes. Alguma semelhança com o Gerente Operacional ou de Produção?

Mestre-Sala e Porta-Bandeira – São aqueles funcionários que têm a missão e a visão da empresa de cor. São os bons exemplos, sabem o que fazer e como se comportar diante de qualquer situação pois carregam com alegria e profissionalismo a bandeira da empresa.

Ala das Baianas – Toda empresa tem a sua equipe de colaboradores incansáveis e que muitas vezes não querem sequer um cargo de supervisão, são conhecedores de suas tarefas e sabem que em conjunto formam um time nota 10. Toda empresa tem a sua ala das baianas mas aquela que tem uma ala de baianas especial tem muito mais chance de ter sucesso.

Velha-Guarda – São os colaboradores mais experientes, função pouco admirada no nosso país (infelizmente). São aqueles que iniciaram quando a empresa ainda era muito pequena, apenas um bloco de carnaval, e que já trabalharam muito, passaram por muitas situações difíceis e ainda têm muito que proporcionar aos outros colaboradores e líderes mas já não tem aquele vigor físico de outrora. Têm muito conhecimento e às vezes apresentam soluções baseadas em ferramentas que sequer existem mais devido à modernidade e à evolução mas devem ser respeitados e ouvidos com muita atenção e paciência. São detentores do “know-how”.

Diretor de Harmonia – Cargo ou função acima da do Diretor de Bateria. Fica no plano tático. Tem muita responsabilidade por cada uma das alas tendo como seus colaboradores diretos os líderes de cada ala. Deve se comunicar muito bem e deve ter muita clareza da sequência, apresentação, desenvolvimento, integração e coerência. Deve estar sempre preparado para um chamado de emergência para corrigir algum problema junto com um líder de ala ou departamento. Deve passear pela empresa várias vezes no decorrer do dia para verificar se está tudo certo, se as orientações foram assimiladas, se o que foi combinado está sendo executado por cada um e por todos.

Enredo – São as metas da empresa, cada colaborador deve saber do que se trata, se tornar conhecedor os detalhes para que possam sugerir e executar as suas metas com maestria. As metas, uma vez acertadas pela
Direção da empresa, devem ser buscadas por cada setor com o seu compromisso de fazer certo (com Qualidade), na hora certa (On time) e na medida em que o cliente quer (produção puxada). O enredo da sua empresa deve sempre ser disseminado de cima para baixo com bastante clareza, em todos os setores e para todos os colaboradores. Um bom enredo é a base para um bom trabalho.

Samba enredo – É o ambiente de trabalho onde sua empresa não pode desafinar. Atualmente muitas empresas que tem um bom enredo não conseguem criar um samba enredo empolgante e os foliões passam pela avenida sem muito samba no pé. Comparecem mas não estão presentes de corpo e alma. Cuide bem dos detalhes do seu ambiente de trabalho e lembre-se, antes de criticá-lo, que você também faz parte dele.

Apuração dos pontos – Não pode ser deixada de lado nunca porque somos avaliados aos olhos dos nossos clientes, fornecedores, líderes, investidores, familiares e colegas de trabalho. Somos também confrontados com as metas (enredo) estabelecidas para o ano, para o biênio ou qüinqüênio. Devemos apurar os nossos resultados de forma honesta e periódica pois somente assim poderemos corrigir o que não deu certo e aprimorar o que está funcionando bem.

Alegorias – São os pontos mais brilhantes de sua empresa onde os clientes enxergam o que lhes será ofertado. Suas vantagens, promoções, afinidades, pontos fortes e principais benefícios. São as diferenças entre você e o seu concorrente. Devem ser vistas de longe e traduzir claramente a sua mensagem, não devem provocar dúvidas ou questionamentos aos seus clientes. Devem ter o tamanho certo da sua empresa e até uma dose de ousadia mas nunca devem comprometer todo os eu resultado por não conseguirem entrar na avenida.

Intérprete ou puxador – este é o Relações Públicas, a voz da empresa e deve ter muito carisma na hora de passar a mensagem para o público. Deve cuidar da comunicação como forma de promover adequadamente a sua empresa. Deve motivar clientes e empresa de forma a criar uma sinergia absoluta.

É claro que existem tantas outras funções tanto numa escola de samba quanto numa empresa mas não daria para descrevê-las em poucas linhas. Neste resumo onde você se encaixaria? Um passista? Um elemento da bateria ou apenas um turista que apareceu, comprou a fantasia de última hora e decidiu desfilar? Lembre-se da importância que você tem para a sua empresa e que ela tem para você, defenda as suas cores, sua bandeira, sua missão e visão, ajude-a a crescer e dar oportunidade a outros foliões a fazerem parte dela. Faça da melhor maneira possível o que você tem que fazer hoje, amanhã e depois de amanhã, semana que vem e a outra também. Você não vai querer ver o bloco passar e ficar de fora, ou vai?

Se você se preparou bem, ensaiou direitinho, testou a sua fantasia, compareceu aos ensaios em alas e com a empresa toda, aprendeu o samba enredo, tem alegria e disposição com certeza a sua nota vai ser 10, nota 10!

Pense nisso e bom desfile, ou melhor, bom trabalho.
Autor: Natanael G. Filho


Artigos Relacionados


Marketing De Rede: Como Analisar E Escolher O Melhor

Carnaval Carioca E A Porto Da Pedra

Seus Colaboradores Atendem Bem Os Seus Clientes?

Essas Escolas Realmente Ensinam

Carreira: Como Transformar Um Grupo De Trabalho Num Time De Alta Performance

10 Razões Para Planejar O Futuro Da Empresa

Conhecendo Sua Empresa A Fundo