A ÉTICA EM FALTA



Muito se fala sobre Ètica, no entanto há ainda quem não saiba o significado. Está é como uma ciência que dita normas de comportamento, sendo este comportamento guiado pela moral, englobando a conduta dos indivíduos nos campos mais diversos, ou seja, é um conjunto de condutas consideradas adequadas para o bom convívio social.
Quando fala-se em Ética, geralmente as pessoas tem como referência a Ética Profissional, que é a forma mais conhecida e discutida. Sendo está, o comportamento orientado por princípios que devem pautar o dia a dia daqueles que exercem uma determinada profissão.
No entanto, pode-se citar a ética em sua forma mais simples, ou seja, nos momentos corriqueiros do dia a dia dos cidadãos, como nas filas dos serviços públicos, nas filas dos serviços bancários, onde muitas vezes os indivíduos não respeitam as pessoas que já estão na fila e insistem em ser atendidos primeiro que os demais, mesmo não pertencendo à categoria de pessoas que tem o direito de ser atendidas primeiro que os demais devido as suas condições físicas. Este comportamento que se espera das pessoas, infelismente não é algo que possa ser imposto à sociedade, por não ser punível com as condutas prescritas em lei. Mas é um comportamento que no meio social, um cidadão espera do outro, devendo claro, ser recíproco.
O que se tem notado nos dias atuais, é a falta de Ética, tem se observado a falta desta desde os profissionais que ocupam cargos de suma importância nos poderes executivo, legislativo e até mesmo judiciário, até os profissionais e cidadãos mais humildes.
As condutas despidas de Moral dos representantes do povo são constantemente apresentadas pela mídia, no entanto nada é feito para mudar esse quadro, onde a Ética esta se tornando cada vez mais escassa. È difícil os cidadãos de um país exigirem Moral de seus representantes, quando nem mesmo eles próprios nos momentos mais simples do dia se revestem com a Ética. Infelismente a falta de Ética tem se tornado algo comum, e a cada novo fato despido de Moral as pessoas acreditam ser isso algo normal.
Conclui se assim que a Ética, corre perigo de entrar em extinção, pois conta com pouca ajuda para sobreviver neste mundo onde a maioria acha normal a Ética estar em falta.
Autor: LAURINÉIA BORGES SOUZA SILVA


Artigos Relacionados


Ética JurÍdica

Ética E Moral Na Sociedade ContemporÂnea: VisÃo CientÍfica

Ética No Direito

A Ética Na Política

Ética Profissional - Artigo CrÍtico

Sobre Moral E Meio Ambiente

Ética E Política