Consciência mundial



Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 chocaram o mundo. Devido a quantidade de mortos e da ousadia dos terroristas membros da organização intitulada al-Qaeda, responsável pelos ataques, a data citada se tornou marco histórico mundialmente conhecido que, se tratando em matéria de Direito Internacional, foi um retrocesso considerável.
Retrocesso este que, deu-se a largada para a caçada de terroristas. Mais de sete mil agentes federais americanos foram mobilizados para a investigação do caso, a maior operação da história até hoje, acentuando-se, portanto, a guerra entre americanos e árabes e, mobilizando todo o mundo contra o terrorismo.
Mas, sem se ater muito a dados já conhecidos demasiadamente por todos, o que venho a tratar não é sobre esses atentados. O não tão recente, mas até hoje aplicado relatório da Organização das Nações Unidas “Unindo contra o terrorismo: recomendações para uma estratégia global contra-terrorista”, de Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU, criou resoluções que deveriam ser aplicáveis a todos os Estados para combaterem o terrorismo. Sem me colocar contra tal relatório, diga-se de passagem, “necessário”, é apenas um exemplo de tantas medidas adotadas, não só pela ONU, mas por todo o mundo, para extinguir terroristas. E acredite, não se mediram esforços para tal.
Considerando o exposto, digamos que, “o mundo uniu contra o terrorismo”. Critico tal verdade no sentido de que, se o mundo já uniu contra o terrorismo, deveria pois, a muito tempo, ter se unido contra a fome, contra a pobreza, contra tanta miséria da qual a grande maioria das pessoas insistem em tampar o olhos para não ver.
Precisou-se de tragédias catastróficas, como a do Haiti, para que países de todo o mundo se mobilizassem em ajudar o que, diariamente vemos na esquina de nossas casas. Não me coloco contra, mas, existe algum relatório de tamanha importância (quanto o da ONU para combater o terrorismo) que visa acabar com a miséria vivida a tantos anos na África por exemplo? Ou alguma ajuda a Hiroshima depois de ter sofrido com a bomba atômica lançada pelos EUA matando tantos civis inocentes que não escolheram estar em guerra?
Estima-se que 3,8 bilhões de pessoas no mundo vivem com renda inferior a 2 dólares por dia. Imagine-se vivendo com 90 reais por mês. Essa é a realidade de mais da metade da população mundial.
Então, tratando sobre retrocesso do Direito Internacional, estamos vivendo este retrocesso a muito tempo, classificando países de 1º a 3º mundo, colocando os mais ricos no G8, explorando os mais pobres sem se preocupar com o futuro destes, e atando as mãos dos que tentam fazer algo a respeito.
Não quero com este discurso mobilizar todas as pessoas do mundo para que saiam as ruas e se rebelem. Mas se conseguir despertar, em vossa sã consciência, pelo menos um mínimo de preocupação com o próximo, talvez em 100 milhões de anos, conseguiremos “melhorar o mundo”.
Autor: Ismael Almeida Costa


Artigos Relacionados


Terrorismo

Terrorismo

Conflitos Internacionais===>>>terrorismo Global

Terrorismo Islâmico

Privação De Liberdades Civis Em "o Suspeito" (2007)

Terrorismo

Terrorismo