Dedetização no Rio de Janeiro de acordo com o perfil das baratas



As baratas são de origem africana, sendo introduzidas na Europa, com passagem pela Ásia e chegando ao Novo Mundo, primeiramente na América do Norte.

Hoje são cosmopolitas e típicas de climas tropicais e temperados, vivendo em ambientes úmidos, quentes e protegidos da luz. Esse senário torna o Rio de Janeiro um ambiente propício para o desenvolvimento. Fazer a dedetização, assim como a descupinização no Rio de Janeiro de forma adequada é ainda mais importante do que qualquer outro estado Brasileiro.

Das quase 4.000 espécies distintas, apenas 1% são pragas urbanas.

As demais espécies podem ter hábitos diurnos, ocorrendo em florestas, ambientes semi-aquáticos, sob madeiras ou, até mesmo, em-associação comensal em ninhos de formiga, vespas e cupins, como em cavernas de morcegos, desertos, tocas de roedores e interior de bromélias.

As principais representantes das espécies domésticas são a barata de esgoto, cientificamente conhecida como Periplaneta americana e a barata de cozinha ou francesinha (ou alemãzinha ou paulistinha), a Blattella germanica. São de hábitos noturnos e vivem agregadas.

O sucesso da adaptação das baratas ao meio ambiente pode ser atribuído ao seu elevado potencial reprodutivo; seus hábitos onívoros, o que significa terem alimentação eclética, embora tenham preferências alimentares; ao fato de se abrigarem em locais protegidos e por apresentarem, como todos os insetos, um exoesqueleto, ou seja, um esqueleto externo rígido que impede a perda de água pelo organismo.

Pode-se ousar dizer também que a barata como praga doméstica é um produto do próprio homem, que lhe oferece condições de abrigo e lhe disponibiliza alimentos, garantindo sua sobrevivência e proliferação exacerbada.

A barata de esgoto tem como focos primários áreas externas, ocorrendo em galerias subterrâneas de serviços, caixas d'água, caixas de força, tubos de quedas de lixeira, etc.

Penetram nas residências por invasão, em fuga de temperaturas extremas ou por ocasião de inundações provocadas por assoreamento, obstrução e extravasamento de galerias de esgoto.

"Passeiam" pelos rodapés, ao redor de frestas e esquadrias, sob bancadas, áreas de serviço, banheiros e atrás de cortinas, móveis e estofados. Se você se arrepia só de pensar nessa situação, chamar uma dedetizadora no Rio de Janeiro pode fazer a diferença entre tranqüilidade e preocupação.

A barata de cozinha, ao contrário, é uma barata residente, que prolifera, principalmente, em locais de manipulação de alimentos, infestando armários, freezers, estufas, tetos rebaixados, pisos falsos, etc.

São típicas de cozinhas industriais, hospitais, presídios, bares, lanchonetes e restaurantes.

Infestam equipamentos elétricos e eletro-eletrônicos, como telefones e computadores.
Autor: Gabriel Randfish


Artigos Relacionados


Desratização No Rio De Janeiro E Formas De Evitar Baratas E Mosquitos.

O Vilão No Entupimento De Pias

Desratização No Rio De Janeiro E Formas De Evitar Baratas E Mosquitos

Como é Feita A Dedetização Ecológica

Meu Cachorro Está Pensando.

Tirando O Cupim Da História

Dicas Para Organizar A Cozinha Da Sua Casa Nova