Por onde anda o respeito pelos nossos velhos?



“Nascer é uma possibilidade, viver é um risco, envelhecer é um privilégio”

Célebre e linda frase, mas será que ela retrata a realidade existente? Será que ser velho no Brasil é realmente um privilégio?
Não precisamos ir muito longe para ver as violações no direito dos idosos, talvez até em nossas próprias casas, bairros e cidades vemos as violações e até mesmo consciente ou inconscientemente colaboramos para tal.
É vergonhoso ver pessoas que lutaram tanto para o crescimento do nosso país viverem com verdadeiras esmolas que são as aposentadorias que recebem, que mal dão para comprar os remédios, ou ir a um médico particular, pois a saúde pública também está um caos.
Mas voltando ao nosso tema em questão a alguns dias no programa jornalístico ‘’Fantástico’’ foi mostrada uma reportagem onde alguns idosos em diversas capitais do Brasil iriam mostrar como é a dificuldade das pessoas da terceira idade de se locomoverem no transporte público, o que se viu é trágico, os assentos reservados aos idosos sempre estavam ocupados, os próprios velhinhos para se sentarem nos lugares de direito tinham que educadamente PEDIR!!!!! Em certa ocasião uma moça cobriu o rosto com a mão de modo a fingir que não estava vendo o senhor tentando pedir educadamente que ela se retirasse do assento destinado a ele.
A alguns dias eu li uma sentença no banco de sentenças do TJMG de uma ação movida por um veterano de guerra brasileiro ex combatente da Força Expedicionária, contra uma empresa de ônibus; citada empresa negou o seu direito de viajar gratuitamente , causando-lhe grande constrangimento e humilhação,chegando-se ao cúmulo de o impedir fisicamente de entrar no onibus, um idoso,que além disso, lutou bravamente para por fim a uma ditadura e estabelecer a paz mundial não ser reconhecido por seus feitos é lastimável.
Felizmente, nesse caso os direitos desse senhor foram reconhecidos; sendo a empresa condenada a pagar uma indenização de R$ 15.200 reais, mas se analisarmos bem, a indenização foi justa em vista do desrespeito que ele sofreu, mas existe uma coisa que talvez nenhuma fortuna seria capaz de suprir, que é a honra ferida.
Esses idosos em geral apenas gostariam de ter dignidade pelo menos nos seus últimos anos de vida. Tantos anos de sofrimento, trabalho duro, para ainda chegarem ouvir coisas do tipo:
“Olha lá aquele velho; é pobre por que não teve coragem de trabalhar”. Como isso é possível!!! Se eles são pobres não o são por que não tiveram a coragem de trabalhar, muitíssimo pelo contrario, tiveram suas vidas na grande maioria na roça, desde crianças tendo sua juventude “sugada” em lavouras , pedreiras e tantos outros serviços,lutaram e sofreram para que os jovens de hoje possam se deleitar com a livre manifestação do pensamento.
Mas para estas pessoas que não valorizam nossos velhos vai uma dica: Não querem ficar velhos? É só morrerem jovens, garanto que preferirão os cabelos grisalhos e as rugas no rosto.
Autor: Ricardo de Jesus Macedo


Artigos Relacionados


Recanto Dos Idosos

O Abandono Dos Idosos

A Violência Contra O Idoso: O Mal Que Está Presente Na Nossa Sociedade

A Violência Na Terceira Idade E O Serviço Social: Discutindo A Problemática Com Enfoque Na Cidadania Da Pessoa Idosa

O Dia Do Idoso

O Transporte Rodoviário E O Desequilíbrio Das Relações De Consumo

Grupo Melhor Idade