Atendimento ao Cliente Padronizado ou Robotizado?



"Lucienne, meu atendimento ao cliente é padronizado ou robotizado?"
Esta foi à primeira pergunta que uma cliente me fez, logo após o trabalho de observação que realizei à sua equipe na empresa.

Ela havia treinado suas atendentes para fazerem um bom atendimento; não tinha conhecimento da área de treinamento, então escolheu uma grande empresa e copiou a sua forma de atendimento ao cliente.

Seu empreendimento era uma loja de roupas femininas. O público que atendia era composto de jovens estudantes de classe média alta que saiam da escola e paravam para conhecer e comprar roupas da moda.

Suas atendentes utilizavam frases como:
- “Pois não? Posso ajudar à senhora ou o senhor?”
- “Você não quer conhecer nossas promoções?”
- “Volte sempre!”

Caro leitor, você sente que este atendimento é adequado para a empresa e clientela atendida? E quanto ao uso da palavra “não” pela equipe?

Primeiro, ao chamar adolescente de senhor e senhora, cria-se certo distanciamento.
Segundo, a pergunta com um "não", induz a uma resposta também negativa, por isto é prudente evitá-la.

Se você, caro leitor, fosse responder a pergunta da minha cliente, como responderia?
Seu atendimento é padronizado ou robotizado?

Fico curiosa para saber qual teria sido sua resposta. A minha foi:
- “Percebo que sua equipe precisa reciclar os conhecimentos sobre como é atender bem o cliente. Vamos agendar uma data para desenvolver esta equipe?”


Escreva para mim e comente como seria a sua resposta.


Lucienne Baldez (ALLVO DTC)

Fone: (11) 5087-8931
Site: www.allvodtc.com.br
E-mail: [email protected]

Verifique a agenda de eventos da ALLVO DTC. Novos cursos e palestras estão sempre disponíveis com a metodologia P.O.L.I. (Participante Orientado ao Lúdico Interativo). Inclusive os realizados "online", com "cases empresariais" utilizando técnicas de radionovela. Todos os eventos também podem ser realizados "in company", com adaptação a realidade de sua empresa.
Autor: Lucienne Baldez


Artigos Relacionados


Receita Para Atendimento Eficaz

Você é Um Vendedor Especial?

Entender De Vendas? Para Que? Não Sou Vendedor!

Entender De Vendas? Para Que? Não Sou Vendedor!

Bullying Nas Empresas: O Que é? Como Resolver?

Lidar Com Pessoas: Arte Ou Técnica?

A Hora Oba No Atendimento Ao Cliente