Empresa, planos e ações



Sempre se ouve que crises existem para superação.
São oportunidades para a empresa realmente avaliar sua força criativa e capacidade de exploração de mercado.
Ouve-se também que um dos fatores para o sucesso da empresa está relacionado com a capacidade de planejar
Planejamento prévio de objetivos e implementação de ações realizadoras.
Difícil mesmo é juntar planejamento e crise num processo decisório que traga resposta.
Mais que encontrar resposta, seja encontrar uma solução adequada ao desafio que a empresa atravessa
É o plano “b”, a saída alternativa previamente pensada.
É pensar e responder o famoso “e se,...” de forma responsável.
Retrata o amadurecimento da empresa e o domínio do negócio por parte do empresário.
O foco está em saber que empresa vive mais de ações que de planos.
Planos só mudam a empresa quando saem da gaveta!
Sair da gaveta é decisão!
Ações mudam rumos para o bem (lucro) ou para o mal (prejuízo)!
Decisão certa no tempo certo resulta em sucesso!O contrário gera esforço e desgaste.
Permeando todo o processo de planejamento estão as tomadas de decisão!
Planejamos para evitar impacto ou, conviver ou, tirar proveito de uma situação de crise!
Planejamos com foco em crise no ambiente externo á empresa ou no ambiente interno.
Planejamos com foco em recursos tangíveis como dinheiro, matéria prima, espaço ou intangíveis como competência, tendência ou oportunidade!
Decisão está em escolher o “ou” adequado para um momento!
Planejar, então, é uma atividade perene, dinâmica e circunstancial!
Planejamento é temporal Tem durabilidade e validade!
Planejamento deve ser de resposta imediata para garantir a sobrevivência do negócio.
Planejamento deve ser duradouro para manter a perenidade empresarial!
Planejamento deve ser visionário para delinear inovações, oportunidades e crescimento.
As ações são reflexos das decisões tomadas no planejamento.
Ações carecem de outras decisões.
São decisões voltadas ao quando, quanto, o que e como fazer.
Enquanto no planejar há muito de estratégia, no agir deve haver muito de operação!
Enquanto no planejar tem muito de dominar o negócio, no agir tem muito de saber fazer a operação!
Empresas que vencem na crise, decidem planejar através de estratégias claras, rápidas e simples.
Decidem direcionar ações para suprir necessidades com diferencial de parceria tanto junto a clientes quanto fornecedores.
Decidem, acima de tudo, serem ágeis, dinâmicas e eficazes.
Decidem planejar e agir com foco em mudança, pois toda crise é um estado puro de tomada decisão e mudança!
Autor: Reinaldo Miguel Messias


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Do Planejamento EstratÉgico Em OrganizaÇÕes De Tecnologia Em InformaÇÃo: Um Estudo De Caso

Como Vai A Sua Cultura De Planejamento Corporativo ?

Atitude: Acreditar E Agir

Atitude: Acreditar E Agir

Planejamento E Replanejamento : Modelo De Gerenciamento Empresarial

A ImportÂncia Do Planejamento EstratÉgico Para Sua Empresa

Quais São As Etapas De Um Planejamento De Marketing Eficaz?