ÉTICA NO CONTEXTO ATUAL



No mundo de hoje tão conturbado, o ser humano, na busca da sobrevivência, esquece valores morais que são tão importantes para uma boa convivência e esse desvirtuamento da conduta humana está refletido na violência, no egoísmo e na indiferença pelo outro.

Nesse contexto se torna indispensável tratar da ética, sendo assim necessário que se faça uma revisão dos conceitos que regem o comportamento humano para se conseguir uma convivência mais harmoniosa entre as pessoas, tanto no que tange a profissão, quanto em suas relações pessoais.

Nas faculdades os estudantes planejam serem bons profissionais como, por exemplo, o estudante de Direito que se prepara para ingressar no mundo jurídico, sendo um advogado conceituado ou qual for a área que decidir atuar. Vale ressaltar, que é exatamente a faculdade o ponto de partida para se aprender que ser um bom profissional é antes de mais nada, ser ético, respeitando seu semelhante quando no exercício de sua profissão. Realizar seus serviços com amor, visando beneficiar não somente a si próprio, mas toda a sociedade. Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egoísmo, mas, para os interesses de toda uma sociedade, é preciso que se acomode às normas, porque estas devem estar apoiadas em princípios de virtude. As atitudes virtuosas podem garantir o bem comum, e a ética é o caminho justo e adequado, para o benefício geral.

Ademais, é digno lembrar que nas relações pessoais é o amor que aproxima as pessoas e se tem havido tanto desinteresse é porque falta aceitação e admiração pelo próximo. Portanto, além do amor, uma relação não vive sem respeito e é justamente pela deficiência de certos princípios que as pessoas estão muito mais concentradas em suas próprias necessidades. As pessoas querem ter tudo, mas não querem dar nada. E se for só pra viver o bem bom da vida sem assumir nenhuma responsabilidade realmente se torna muito difícil manter qualquer tipo de relação.

Entendo que a Ética deve ser uma conduta de vida, onde tem sempre que haver um pensamento básico: tudo que me faz mal, que me incomoda, que me deixa infeliz, provavelmente poderá também afetar o outro e fazer-lhe mal, incomodá-lo e deixá-lo infeliz.

Assim, devemos entender, que depende única e exclusivamente de nós expressar amor e ética na própria vida, nas relações pessoais e na sociedade humana de modo geral
Autor: Gislene Cristina Lacerda


Artigos Relacionados


A Ética E O Profissional ContÁbil.

Ética JurÍdica

A Ética Do Advogado

Ética E Advocacia

A Ética Nas RelaÇÕes Interpessoais

Ética: NecessÁria Em Tudo

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?