EDUCAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA



Nos dias de hoje em que notamos falência do Estado no sentido de garantir as necessidades básicas da população e pela fomentação do Estado neoliberal que garante a sobrevivência das grandes corporações em detrimento de sua força nos setores essenciais como saúde, educação , moradia e outras formas de política pública notamos que cada vez mais há uma atuação pífia dos governos na geração de educação de qualidade e minimização dos problemas sociais que são decorrentes principalmente da má qualificação da mão – de – obra e da má formação de nossos jovens. Nesse sentido há necessidade de mudança dos propósitos do Estado e a busca de reorganização de política pública para que a Educação possa ser eficiente e dê aos indivíduos oportunidades de crescimento e fortalecimento para o enfrentar da vida no mundo de hoje determinado pela lógica da globalização.
Nesse processo vemos que é urgente que o Estado reoriente suas ações no sentido de garantir melhoria dos processos de ensino em termos de investimentos maiores e promoção da melhoria das condições de trabalho dos educadores e devolução da auto – estima hoje já perdida e que gera ineficiência no processo pedagógico. Não podemos acreditar que em pleno século XXI ainda temos educadores que estão alijados da Revolução Informática que contribuirá plenamente do processo de aprendizagem mais eficiente e plenamente voltada para a realidade dos alunos. Na situação atual em que as Escolas estão se tornando menos atrativas vemos que é preciso gerar uma massa de educadores afinados com o ritmo de avanço científico e tecnológico para gerar na Escola momentos prazerosos em busca de um processo educativo de qualidade e adequado a realidade de vida dos alunos.
Vemos claramente que os educadores precisam ser trabalhados no sentido de que sua importância seja enaltecida e sua auto – estima seja devolvida em função de governos desastrosos que se instalaram no país e promoveram atraso forte na melhoria da educação como um todo. O processo neoliberal ainda em vigor no país deixa marcas gritantes no processo educativo, pois promove o sucateamento das Escolas e geração de situação salarial que afasta cada vez mais a geração de novos educadores, pois a profissão de educador é desgastante, desvalorizada e completamente aquém do nível salarial para profissionais de nível superior em outras atividades.
O resgate do ensino público e gratuito que é norma constitucional precisa ser efetivado pelos gestores públicos para fazer com que o processo educativo gere pesquisa, desenvolvimento e avanço científico e tecnológico que são condições para promover uma melhor posição do país no ranking do desenvolvimento das nações. Não entendemos porque os gestores públicos preferem aliar – se aos interesses do capital neoliberal e acabam gerando um processo educativo que tem obtido índices de avaliação vergonhosos no cenário internacional. É preciso aumentar consideravelmente os investimentos na educação e na garantia de condições de trabalho dignas para a Escola ser eficiente e promova prazer em quem educa e em quem é educado. No atual processo de avanço da economia global é urgente processos educativos eficientes e que dêem aos alunos condições de discernimento, entendimento e análise das situações do mundo em que vivem.
O processo educativo prescinde de maior compromisso dos gestores públicos que promovem situações falaciosas no período pré – eleitoral e acabam promovendo práticas que deixam os personagens do processo educativos completamente de fora do modelo de desenvolvimento que a sociedade tecnológica está em busca. Não vemos políticas públicas eficientes no processo educativo e no momento atual a situação da Escola Pública configura – se em um processo de perdas que certamente conduzirão a geração de processos de violência , de miséria e de atraso motivados exclusivamente pelo descompromisso dos que chegam ao poder em termo de geração de uma sociedade sem injustiças e desigualdades sociais.

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Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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