O presente eterno do Yoga



Capitulo 2 – Texto 20
Bhagavad Gita

Para a alma não existe nem o nascimento nem a morte. Ele não chegou a existir, não vem a ser, e não virá a ser. Ela é não nascida, eterna, sempre existente e primordial. Ela não morre quando o corpo morre.

A natureza eterna da jiva ou alma individual é aqui claramente comprovada. A primeira linha nega a possibilidade de nascimento e da morte para a alma no momento presente. A segunda linha nega o nascimento e morte no passado e no futuro. Por isso, é nascer (aja): No passado, presente e futuro. Por causa do que não nasce, não tem precedente não-existência (prag abhava). Ela existe em todos os tempos (sasvatah), Significando que em nenhum momento no passado, presente ou futuro, ele será destruído (dhvamsa). Portanto, é eterna (nityah).
E na ultima linha o Senhor supremo afirma “na” Não, Ela não morre quando o corpo morre. Porque ele não tem uma relação com o corpo (sarire), a alma não é subserviente.
A verdade clara esta dita aqui sem rodeios, nos somos em essência espíritos, almas eternas o que perece são os corpos! Boas novas então, não mais medo, nem ansiedades por causa da morte inevitável para este corpo. Nos estamos alem da matéria perecível, estamos alem deste mundo que renasce e morre a cada instante. entender este fato e entender a essência da vida! Somos parte dela, somos eternamente vivos assim explica o Senhor Krishna na sua Canção! Eternos para entender, eternos para amar em comunhão e felicidade! Boas novas para todos que alguma vês sentimos o desesperança do curto tempo a ser vivido. Agora temos o presente sempre a nosso dispor pois o presente e eterno!! www.atmashala.com - Studio de Yoga em Porto Alegre
Autor: Julio Perez


Artigos Relacionados


Uma Coisa é O Que Você Pensa Sobre A Vida

Prefiro O Presente

O Que é Espiritismo

Eterna E Infinatamente

Analise Do Fédon

Renascendo

Horror à Morte